O seu filho não é um gênio!
Papai e mamãe, se vocês costumam dizer essa frase ou similares com frequência:
Nossa, meu filho é muito inteligente, tem apenas 2 anos e já sabe usar, tablet, smartphone, smart tv, notebook, Netflix, YouTube e tem muuuuuita facilidade com tecnologia.
Sinto informar, mas se for apenas por estes motivos, o seu filho não é um gênio!
Ele é apenas um usuário precoce de um sistema que foi muito bem projetado por verdadeiros experts para que ele e qualquer pessoa faça uso de forma fácil, intuitiva e cada vez use mais esses sistemas.
Longe de mim dizer que a tecnologia faz mal, mas tenho certeza que o uso excessivo para crianças (já vi aqui em casa) é prejudicial.
Existem inúmeros estudos que dizem o quanto uma "tela" é vilã do neurotransmissor serotonina e o quanto ela eleva os níveis de outro neurotransmissor chamado dopamina, tornando seu filho um viciado em telas, sistemas, jogos e afins. Veja mais detalhes exemplo nessa reportagem.
Outros estudos relacionam os desequilíbrios desses compostos bioquímicos com o aumento da taxa de depressão entre crianças e adolescentes.
Enquanto você acha que seu filho é um gênio da informática moderna, note que os gigantes da TI estão deixando seus próprios herdeiros longe da tecnologia, afastando-os o máximo de tempo que conseguirem.
Observem nesta notícia que Gates e Jobs liberaram o uso de tecnologia (sem muitos limites) a partir da adolescência dos seus filhos.
Deem uma olhada nessa outra matéria que relata sobre uma escola do Vale do Silício que não usa "telas" e que está se tornando uma tendência nas escolas de lá.
Então, acho que está na hora de colocar a energia dos seus filhos para ser usada de verdade.
Sei que é infinitamente mais fácil dar um smartphone, um tablet e deixar a smart tv ser a babá. Mas não se esqueça, você é pai, você é mãe, você é o principal responsável por uma vida que está sendo construída a cada dia. Deixe de preguiça e ensine a seus filhos as brincadeiras de antigamente, conte a eles suas histórias de quando era criança (eles adoram), sente pra pintar, desenhe junto, brinque de carrinho, peão, bolinha de gude e boneca com eles. Estimule-os!
Sejam pais responsáveis, não terceirize a criação deles (passa rápido). Seja pai! Seja mãe! Sejam raiz!
Tire essa garotada do sofá e mande-os ir caçar o que fazer! Coloque-os pra praticar esportes, pra pedalar, pra correr, pra brincar de jogos de tabuleiro, pega pega, esconde esconde, pra pintar ou simplesmente os deixe sentir tédio.
Afinal de contas o tédio é um dos principais combustíveis da criatividade. ;)
E você? Ué, e você faça o mesmo! Largue um pouco essa vida "smart" e vá para o mundo real.
Tenho certeza que fazendo assim, teremos no futuro pessoas bem estruturadas e muita história pra contar a roda de uma mesa com nossos filhos.
Coordenador de Business Agility | Transformação Digital | CSM® | KSD® | PMP® | SAFe®
4 aMuito bom Lamartine, faz todo sentido👏
Coordenador Engenharia de Software | Tech Manager | Software Engineering Manager
4 aSensacional Lama! Ótimo texto! Simples, objetivo e muito bem fundamentado. Parabéns e um abraço!!
Scrum Master e Agilista | Porto Seguro
4 aTerceirização do papel de pais. Deve ser muito mais fácil deixar as crianças em frente uma telinha, seja ela qual for, do que interagir com elas dedicando seu tempo na criação e educação corpo-a-corpo, que exige muito mais!
Especialista de testes - Automação de testes - Front e Backend na BRQ
4 aExcelente ! Hoje ter filhos não significa que podemos terceirizar o contato, a educação com as tecnologias que existem, criança precisa de contato, olho no olho, frustração e acompanhamento, coisas que nenhum "Smart" sabe fazer. Ter filhos tbm significa sacrificar nossas vontades e tempo para direcionar e mostrar os caminhos corretos dessa vida louca ! Continue escrevendo pra nós , Parabéns !!!
Fabio amei o texto, e principalmente os pais precisam entender isso, e me incluo nesta extensa lista... Eles reproduzem o que fazemos então temos que ser os primeiros a largar a tecnologia de lado um pouco!!! Parabéns!!