O significado de DESAPRENDER no mindset da Transformação Digital
A palavra "desaprender" parece ser dura demais para o real significado apresentado pelo novo mindset da Transformação Digital.
A "desaprendizagem" - pelo que me consta - é um processo natural da neuroplasticidade cerebral, causado pelo enfraquecimento das atividades de determinados neurônios que perdem conexões e associações entre si. Portanto, é um processo que acontece SEM nossa percepção, pois, caso houvesse tal percepção, estaríamos - efetivamente - potencializando estes neurônios, fazendo com que não fossem "desaprendidos".
Dizem que a "desaprendizagem" abre espaço para novas aprendizagens, mas de fato, o que acontece na prática é uma Mudança de Hábitos (comportamento e atitude), ou seja, trocar maus hábitos por bons hábitos. A constância de bons hábitos (uma aprendizagem nova por exemplo) fortalecerá os neurônios relacionados a estes, enquanto os maus hábitos que porventura foram substituídos, terão as atividades de seus neurônios relacionados enfraquecidas, até o momento em que o próprio cérebro decide descartá-los.
Infelizmente não houve a criação de nenhum neologismo para repassar o significado de um dos pontos cruciais do mindset da Transformação Digital...
...o mercado tornou a palavra "desaprendizagem" ( "unlearn") uma buzzword!
Na minha opinião, a palavra "desaprendizagem" deveria ser compreendida num contexto geral como "ter disciplina e força de vontade para adquir e adaptar-se a bons hábitos". Vemos isso de forma clara no esporte, onde a superação de si mesmo é o maior desafio. No livro de Charles Duhigg, "O Poder do Hábito" são mostrados vários exemplos de mudança de mindset.
Carol Dweck, notória conhecedora do assunto, foca exatamente na capacidade de aprendizagem do ser humano, e não em sua "desaprendizagem", justamente pela "desaprendizagem" ser um processo natural e involuntário do cérebro humano, que pode ser fomentado através de novas crenças, comportamentos e atitudes.
Literalmente, a "desaprendizagem" é um garbage collector biológico do próprio cérebro.
No mindset da Transformação Digital, a "desaprendizagem" só acontece muito tempo depois da aplicação de uma tecnologia de forma assertiva (crença), mudando os processos e modelos de negócio para que se tornem mais ágeis e viáveis (atitude), facilitando as atividades de pessoas, clientes, colaboradores, parceiros, etc (comportamento). Quando todos estes pontos fizerem parte do cotidiano, "automagicamente" o cérebro saberá o que descartar.
O ser humano (o cérebro humano) aprende SEMPRE! - a toda hora, a qualquer momento... Saber utilizar o próprio conhecimento na construção de novos conhecimentos é que nos faz ser adaptáveis!
Para mim, o mindset da Transformação Digital é a evolução natural da aprendizagem e aplicação do conhecimento do ser humano à própria realidade: Indústria 4.0, Sociedade 5.0, etc. Cabe a nós mudarmos nossos hábitos para bons hábitos deste novo mindset, e isso requer a aprendizagem - principalmente - de novas tecnologias, suas aplicações e impactos, em especial - hoje - os processos de Data Mining (mineração de dados) e a aplicação de IA (Inteligência Artificial).
... a "desaprendizagem" acontecerá sem que você perceba.
JSI:.
Diretor TTF - Consultor de Inovação Estratégica & Impacto ESG, Especialista em Transformação de Negócios & Foresight Estratégico, Professor
5 aExcelente! 🤓