O sistema de Gestão da Qualidade nas Indústrias 4.0
Enquanto o termo Indústria 4.0 já se tornou comum, falar em Qualidade 4.0 ainda é um conceito menos difundido para definir tecnologias, práticas e processos voltados para transformar a gestão de qualidade.
A transformação digital muda profundamente os processos de manufatura, processamento e produção, e engloba todas as tecnologias, processos e práticas inerentes ao setor. Já a Qualidade 4.0 define a abordagem que os fabricantes podem adotar ao implementar tecnologias inovadoras, que incluem aprendizagem de máquina, análise preditiva, internet das coisas (IoT), big data e computação em nuvem, aliadas a um Sistema de Gestão da Qualidade. Dessa forma, é possível impulsionar a melhoria contínua e otimizar os negócios.
Essas tecnologias digitais são acompanhadas por práticas e processos mais inteligentes, que visam melhorar a gestão da qualidade por meio da monitorização de processos e a recolha de dados em tempo real para aplicar análises que ajudam a prever problemas de qualidade e necessidades de manutenção. Além disso, a digitalização também contribui para que as pessoas realizem suas tarefas mais rapidamente, de maneira mais simples e, dessa forma, contribuam para reduzir custos.
O impacto da gestão da qualidade
Como os custos envolvidos para embarcar na transformação digital, com sensores e algoritmos inteligentes, estão caindo, as empresas não têm mais desculpas para ignorar os benefícios dessa transformação e tornar o uso de tecnologias disruptivas parte de sua estratégia de negócios. Mesmo que o termo Qualidade 4.0 ainda não seja utilizado por boa parte das empresas, a transformação está em andamento. Apesar disso, o sucesso da transformação digital só pode ser alcançado se houver uma mudança de cultura empresarial. Não basta ter a tecnologia, é preciso também investir na implementação de novas práticas para os negócios, que envolvam essas novas tecnologias, os funcionários e os clientes.
Análise preditiva na gestão de qualidade
Com o crescimento do uso de dados na Indústria 4.0, as empresas podem usar essas informações para implementar melhorias na qualidade durante todo o ciclo de produção. A análise de qualidade preditiva é uma ferramenta que ajuda as empresas a prever a qualidade dos produtos, componentes e materiais durante o processo de produção.
Essa análise começa com a limpeza, formatação e interpretação de dados recolhidos durante esse processo que, com o uso de algoritmos e aprendizagem de máquina, contribuem para que insights sejam extraídos, como a deteção de padrões e anomalias durante a produção, e até para prever tendências e resultados.
Dessa forma, as indústrias conseguem identificar problemas com antecedência, quais as causas e quais os impactos nos produtos.
A digitalização da qualidade
A gestão de qualidade pode remodelar processos de fabricação, estratégias de cadeia de fornecedores, atendimento ao cliente e até o design de novos produtos. Tecnologias inteligentes são cada vez mais utilizadas por empresas que buscam vantagens competitivas na hora de introduzir um novo produto no mercado.
A Qualidade 4.0 trata mais profundamente como os utilizadores usam essas novas tecnologias e os processos para melhorar a qualidade da indústria, e isso não quer dizer que os métodos tradicionais de gestão de qualidade irão desparecer. Na verdade, a Qualidade 4.0 deve criar uma nova estrutura para melhorar as práticas já usadas pela indústria, que deve identificar quais as mudanças necessárias para a transformação digital.
O uso de dados pela indústria melhora a tomada de decisões relacionadas à qualidade e permite que melhorias sejam implementadas mais rapidamente. Entretanto, para alcançar a Qualidade 4.0, as empresas precisam, primeiramente, implementar uma estratégia de dados, para depois construir uma estratégia analítica.
Essas tendências de transformação digital são as responsáveis pelo aparecimento de novas estratégias de gestão de qualidade digitais, eliminando processos manuais e o uso de papel. E é essa capacidade das empresas em alavancar o uso de novas tecnologias para melhorar a qualidade que será a chave para o desenvolvimento de novos negócios nos próximos anos.