O Sono dos meus Sonhos
Quantos de vocês, líderes, gestores, diretores ou mesmo pessoas que assumem determinadas responsabilidades na Empresa, já se pegaram acordando de madrugada pensando nas tarefas a serem executadas no dia seguinte? Até aí, tudo parece normal. Mas quantos dos que responderam "Eu" para esta primeira pergunta, perdem o sono e acordam praticamente toda madrugada? Estou certo que muitas pessoas também responderam "Eu"!
E vale a pena esta observação: Eu, Leonardo Gouveia, já tive problemas com sono. Me deitava num horário razoável (nem cedo, nem tarde), pegava rápido no sono, mas por volta de 3, 4 horas da manhã, acordava e pensava nas tarefas pendentes e em tudo que precisava fazer ao chegar na Empresa. Até medicação para dormir eu tive que tomar por um tempo
Ter um "sono do sonhos", ou simplesmente um sono reparador, quer dizer que há a necessidade de se dormir o suficiente para repor a energia física e psíquica gasta o dia anterior. Muitas vezes as pessoas até dormem durante a noite, mas o sono é tão inquieto que ela não consegue descansar.
Eu poderia continuar a escrever neste artigo sobre o sono reparador, sobre como ter uma noite melhor e sobre como eu mesmo passei a dormir a noite inteira, largando a medicação, mesmo estando na mesma Empresa e na mesma função, mas quero fazer uma abordagem diferente.
Pode até ser normal se isto acontece esporadicamente. Mas se isto ocorre com frequência, é preciso identificar os motivos, que nem sempre são os que estão aparentes. Obviamente que pode ser uma mudança de comportamento com relação ao sono (se você quiser que eu fale mais sobre este assunto, deixe seu comentário ou envie uma mensagem inbox), ou pode ser algo relacionado a produtividade.
Produtividade, Leonardo?!?!? Sim! Pode ser! Muitas pessoas têm o falso sentimento de serem produtivas, mas na verdade elas tão somente se ocupam. Preenchem todo o seu tempo com coisas circunstanciais e deixam de lado as importantes. Isto acontece devido a procrastinação, que basicamente significa "deixar as coisas pra depois", ou simplesmente por não fazerem Gestão do Tempo de forma eficiente. Sim, organizar a agenda, ter as tarefas devidamente identificadas como importante, emergencial, circunstancial, etc é fundamental. Ainda melhor se você criar o hábito de colocar isto diariamente no papel ou num quadro, elencando as tarefas que não podem deixar de ser executadas naquele dia, as que você deve evitar e, ao final do dia, fazer um balanço.
Mas e se eu te falar que eu ainda não cheguei no ponto que eu queria chegar, você acredita? Pois é... o sono conturbado, talvez até resultante da falta de Gestão de Tempo, pode ser a ponta de um dos Icebergs. Só a ponta!
Em meu último artigo eu escrevi que a mente é nossa melhor amiga, mas também nossa pior inimiga. E a parte ruim existe porque nos autossabotamos. Sim, temos sabotadores internos que nos impedem de realizar e de, no caso abordado aqui, dormirmos bem.
Existem vários sabotadores que nos atrapalham. Vou citar alguns deles: "O Insistente, O prestativo, A vítima, O hiper-racional, O hiper-vigilante, O inquieto, O controlador, O esquivo" e, mais presentes em casos como os de falta de sono, temos "O crítico e O hiper-realizador".
Irei retomar este assunto em breve em outro artigo, mas neste momento o que eu peço pra você que respondeu "Eu" nas primeiras perguntas deste texto é que reflita sobre tudo que abordei aqui e, principalmente, tente identificar quais são os sabotadores que têm te impedido de realizar mais.