ATÉ OS DIAS RUINS TÊM ALGO DE BOM
Sim, é verdade, os dias ruins não são de todo assim, já pensou nisso antes? Se não então acompanhe o meu pensamento e você vai perceber que eles não são assim tão ruins, pois trazem ensinamentos importantes.
Nem todo dia é como o queremos, quando acordamos de manhã esperamos um monte de vitórias, que o dia será brilhante e que ele será melhor do que o dia anterior foi. Mas nem sempre é assim, e por diversos motivos, de muitos deles não temos o controle e outros porque nós não estamos bem mentalmente naquele momento.
Há dias, mesmo nos dias de semana, em que estamos cansados, precisamos dar um tempo e não fazer nada, literalmente. Isso é normal, não somos máquinas, sendo que até elas precisam de uma revisão vez ou outra para funcionar bem, e nosso cérebro também precisa de uma revisão, de pensar em outras coisas para dar o seu máximo quando exigido.
Quando você estiver num dia em que nada flui bem, tire um tempo de descanso, desvie sua atenção para outra atividade que nada tenha a ver com o seu trabalho, deixe o cérebro "voar" um pouco, às vezes é tudo o que ele precisa para voltar a funcionar como você deseja que ele funcione. Forçar a barra vai tornar tudo mais complicado, ele pode travar, caso isso ocorra, daí não tem jeito mesmo, é preciso urgentemente parar e, em alguns casos, tomar medidas mais drásticas.
No decorrer da semana vamos ficando cansados, são muitas as atividades que fazemos, acumulamos muitas responsabilidades para dar conta e chegamos ao ponto de perder a noção do tempo, quando nos damos conta estamos trabalhando há horas sem descanso, o dia passou e continuamos na mesma, sem progressos. Fazendo isso todo dia chega a um ponto em que o cérebro estará esgotado, sem forças para realizar a tarefa mais básica que você executa e a partir daí tudo começa a não se encaixar, tornando-se mais difícil de ser executado. Pare, dê um tempo, saia da rotina, vai conversar fiado com alguém, dar uma volta na rua, se possível, sente na praça e dê pipoca aos pombos, faça outra coisa, qualquer coisa para desviar a atenção da sua atividade que está sem solução.
Recomendados pelo LinkedIn
Mas nem tudo é ruim quando as coisas não estão legais, nesses dias em que nada dá certo aprendemos muito sobre nossos limites físicos e limitações intelectuais, além de coisas sobre nós mesmos e sobre o trabalho que realizamos. Tiramos lições importantes desses dias, a maior delas é que não somos máquinas de trabalhar, e precisamos de um tempo para recompor as energias, caso contrário começamos a errar nas tarefas mais básicas e nelas é que não podemos errar de jeito nenhum, pois são elas que sustentam todo o resto.
Um dia ruim nos ensina também a termos paciência, a saber esperar, ou a corrigir o que está errado, para isso precisamos buscar conhecimento, enriquecendo nossa mente. Esse dia pode ter sido ruim porque há algum erro acontecendo que não conseguimos detectar, não é só o cansaço que atrapalha, mas também a falta de verificação dos resultados obtidos podem ser prejudiciais ao nosso desempenho, portanto faça pausas para fazer essa verificação e, se for necessário, altere sua forma de trabalhar. Aprenda a se olhar por dentro, só você pode fazer isso, com isso você não vai evitar os dias ruins, mas saberá o que está acontecendo se o que estiver acontecendo for de sua responsabilidade.
O lado bom de um dia ruim é lembrar-nos de que somos humanos e precisamos relaxar nos momentos de descanso, diminuir o ritmo e, se possível, não fazer nada, mas nada mesmo, deixar o tempo passar de bobeira, só na boa, deixando as preocupações de lado, pois elas também tornam os dias muito ruins.
Aprenda com esses dias a tomar mais cuidado com suas atividades e com você, principalmente. Vamos aproveitar que o final de semana está aí para descansar, vamos nos desligar do trabalho, vamos nos dar um tempo e deixar que a mente seja devidamente faxinada para que a próxima semana, que tem um feriado no meio, seja melhor do que essa que chega ao fim hoje.