O tempo é agora
Trabalhando à alguns anos com a educação superior, percebo que uma das grandes dificuldades do desenvolvimento de uma região está ligada ao desejo das pessoas em buscarem aperfeiçoamento, porém ainda há uma falsa crença de que você pode se desenvolver sem se esforçar, não há qualquer outra forma de crescimento que não esteja relacionado primeiro a vontade, temos que ter vontade acima de tudo e aí após este desejo estar enraizado em nossas mentes e corações, podemos buscar o crescimento. Nesse momento tenho o privilégio de interagir com muitos jovens de 16 a 20 anos, e ouço muitas vezes os mesmos dizerem que não querem ingressar no ensino superior, ou que primeiro irão comprar um celular novo, ou farão qualquer outra coisa, alguns dizem que já passaram tantos anos na escola que agora irão pegar umas férias, mal sabem eles que o tempo passa como um sonho e as oportunidades vem e muitas vezes não voltam.
Há um velho ditado que todos sabemos e muitas vezes não aplicamos, o ditado diz: Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje! Exatamente hoje é o momento, nosso desenvolvimento está atrelado a nossa vontade de crescer, precisamos ter vontade de ser o que quisermos e entendermos que os obstáculos estão ali apenas para nos elevar ainda mais alto. Diante de tantas questões adversas que presenciamos diariamente cabe a nós a mudança, precisamos mudar as coisas a nossa volta começando por nós mesmos, precisamos entender que ao invés de sermos influenciados, devemos influenciar, este é o momento das inovações, precisamos ir além e não nos conformarmos com a situação que vivemos.
O desenvolvimento depende unicamente de nós, precisamos ter consciência de que através da educação é possível alçar vôos muito mais altos, o tempo não para, nós não devemos parar também.