O trabalho em grupo na Educação Infantil
"Mais vale um espírito bem formado do que uma cabeça bem cheia."
Montaigne
Precisamos manter sempre a motivação dos alunos, e banir a palavra decorar de seu vocabulário. O aluno deve aprender, por meio da afetividade, e para isso temos de nos empenhar durante o planejamento e a confecção das atividades propostas. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil:
“As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de seleção, promoção ou classificação[…]”
Mas afinal o que é aprender?
O filósofo e professor Mário Sérgio Cortella em entrevista à TV Cultura disse que "o conhecimento é inesquecível, o que é esquecível é a informação", ou seja, transforme a informação em conhecimento para ela não seja esquecida e se torne um aprendizado. E completa, "a informação é cumulativa e o conhecimento é seletivo".
Por consequência, aprender pode ser entendido como a retenção de uma informação na memória para que o conteúdo possa ser utilizado posteriormente e não apenas decorado,. Decorar é um ato momentâneo e mecânico. Tudo aquilo exposto com algum vínculo ao cotidiano do aluno é melhor assimilado. Devemos criar um link entre a aprendizagem e o mundo real.
Como posso ensinar melhor?
Tenha em mente que em todo o processo de assimilação de um novo conhecimento ou informação, ocorrerão falhas. Elas servirão como forma de aprendizado, e por um feedback imediato podemos levar o aluno a perceber seu erro de maneira autônoma utilizando perguntas, por exemplo.
Durante um processo de alfabetização onde o aluno escreveu a palavra VACA incorretamente, questione-o: Você vê algo estranho no que escreveu? Qual palavra tem a mesma sonoridade que essa escrita por você? De que forma escrevemos ela?. Desta maneira, da próxima vez que ele escrevê-la novamente irá lembrar-se do ocorrido.
Porém, não observe somente aos equívocos de seu alunos, nem muito menos os enfatize. Dê atenção aos avanços e promova atividades onde ocorram auxílio entre os colegas e trabalho em grupo, uma vez que estas ações são de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo e emocional do estudante.
Segundo o psiquiatra americano William Glasser (1925-2013), em seu livro Teoria da Escolha, relata que a retenção do conhecimento depende da forma como a informação é recebida. Aprendemos:
Recomendados pelo LinkedIn
Então, para melhorar a aprendizagem agrupe os alunos e faça com que haja ajuda mútua, pois como observado, a interação é importantíssima uma vez que se aprende mais ensinando e compartilhando informações do que simplesmente ouvindo. Sempre reorganize os grupos para maior produtividade e escolha entre alunos monitores para o auxilia-lo.
Dicas para o trabalho em grupo
O site Porvir, nos mostra 5 estratégias para melhorar o trabalho em grupo na sua sala de aula. Em resumo, antes de iniciar qualquer atividade deste tipo questione-se:
Glasser afirma existir seis condições básicas para um ambiente de ensino de qualidade. Em relação aos estudantes:
Por fim, o planejamento será a chave para o sucesso de suas aulas. Estruture-as muito bem e leve sempre em consideração o perfil de sua turma. Essas ações farão com que seus alunos além de aprender os conteúdos apresentados, se tornem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres perante a sociedade.
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes.
Até breve!
#educacaoemterapia
Para profundar: leia a matéria Trabalho em grupo traz benefícios para o aprendizado da Revista educação.