O trabalho social invisível de um vendedor
O Sr. Vicente Donini, presidente do conselho da #marisol tem uma frase, da qual eu gosto muito: “tudo começa pela venda”. Acho que não poderia ser mais verdadeira, pois sem a venda, nada faz sentido.
Mas quando entramos na essência desta lógica, me parece que as pessoas não tem a verdadeira dimensão do impacto que causam na vida das pessoas e da sociedade. Vou tomar como exemplo o segmento de moda no qual eu estou inserido.
Um representante comercial quando faz uma venda para uma pequena loja no interior, está fazendo mais do que uma simples transação comercial na qual ele receberá um percentual de comissão na efetivação. A cauda é longa, essa venda vai ajudar no sustento de diversas pessoas. Além do próprio vendedor, também ganha a transportadora que faz a entrega e emprega uma série de pessoas, o posto de gasolina que abasteceu o carro do representante e o caminhão de entrega, a indústria que faz a venda e seus funcionários, os terceirizados que prestam serviço para a indústria, a indústrias que vendem os insumos e seus respectivos funcionários e até o fazendeiro que conseguiu vender seu algodão.
Há poucos dias me deparei com um dado bastante chamativo. No ano de 1820 (pouco mais de 200 anos), 94% da população mundial vivia abaixo da linha da pobreza, em 2015 eram 10,2%.
Essa virada se apoia em grande parte na revolução industrial, que aos poucos, foi trazendo produtos com custo mais competitivo, trabalho e renda para uma séria de pessoas que até então não tinham acesso.
Recomendados pelo LinkedIn
Não entrarei aqui nos méritos do como isso se desenrolou, mas a verdade é que através do consumo das pessoas, as regiões puderam se desenvolver e as pessoas puderam viver melhor.
Aqui entra a figura do vendedor, que faz essas conexões e gera riqueza para toda essa cadeia. Não existe benefício social melhor do que pessoas empregadas com remuneração justa e condições de trabalho dignas.
Na mesma proporção, o vendedor que representa empresas de ética duvidosas, que atua de maneira desleal ou mesmo aquele que está com uma boa empresa e não se dedica, atrapalha todo esse desenvolvimento, o que na minha visão, é um crime.
Você faz parte do problema ou da solução?
CHO na empresa MÁRCIO MANN & CIA
1 aParabéns pelas palavras ! Todos somos “ vendedores “ ; médicos , advogados , arquitetos , engenheiros etc . Todos “se vendem “ ; vendem seu serviço , vendem seu trabalho . Assim somos nós , vendedores, repreeentantes comercias . Vestimos a camisa , tatuamos em nossos corações a empresa e vamos vender soluções aos clientes . Amor a profissão . Seja qual e quem for. É a fórmula do sucesso .