O turismo sustentável: tendências
Convite do evento

O turismo sustentável: tendências

Reforçando as ações com o foco no desenvolvimento turístico e de forma sustentável, o Convention Bureau de Atibaia (ARC&VB) promove a segunda edição do Fórum de Turismo de Atibaia e Região, em parceria a Secretaria de Turismo de Atibaia. Com o tema “Turismo sustentável: tendências e oportunidades”, o evento acontecerá no Centro de Convenções Victor Brecheret, no dia 12 de maio, das 9h às 18h30.

O Fórum abordará o tema, com a presença de representantes dos setores de turismo e meio ambiente, entre eles Guilherme Paulus, fundador da CVC Viagens e Fernanda Daltro, consultora da ONU Brasil. A programação está aberta a empresários, comerciantes, gestores públicos, profissionais das áreas de turismo, eventos, gastronomia e moradores da região.

O objetivo do evento é fortalecer a cadeia produtiva, pelo compartilhamento de informações e cases de sucesso, que podem gerar ideias e servir de inspiração para alavancar negócios do turismo, visto que o setor é um importante braço da economia e movimenta diversos outros segmentos.

POTENCIAL DO SEGMENTO

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável, acreditando no potencial do turismo como força econômica e transformadora. Com mais de um bilhão de turistas viajando pelo mundo, o turismo está fazendo a diferença na vida de milhões de pessoas através da geração de novos empregos.

“Incorporar a sustentabilidade em todas as ações agrega valor, satisfação pessoal e diminui as diferenças socioculturais na comunidade. Acreditamos que a abordagem deste tema no Fórum de Turismo disseminará a ideia do consumo responsável dos serviços turísticos, levando informações de como os minimizar impactos ambientais em todo o mundo”, declara Daniela Bebber, gerente executiva do ARC&VB.

ESTRUTURAR O TURISMO

Em 2016, o ARC&VB lançou na primeira edição do evento o novo projeto “Turista +”. Trata-se de um novo conceito de turismo colaborativo, que busca envolver o hóspede dos hotéis participantes em projetos sustentáveis e causas ambientais, em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas IPÊ e que vem ao encontro do tema do Fórum.

Mônica Fontes, presidente do ARC&VB, afirma que é fácil observar os altos investimentos de redes hoteleiras, o aumento do número de eventos corporativos e sociais e o fluxo de turistas na região. É preciso estruturar o turismo como um todo para absorver essa demanda de forma eficiente e eficaz. Atuando desde 2005, a organização representa toda a cadeia econômica local, reunindo associações do trade turístico, empresas, prestadores de serviço, indústria, comércio e órgãos governamentais.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luiz Gonzaga Neto, Analista em Comunicação

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos