O unboxing do pensamento estratégico

O unboxing do pensamento estratégico

Minha consultoria virou uma loja. Ela é toda branquinha com móveis de madeira clara e cada cadeira tem aqueles pelinhos escandinavos, mesmo que estejamos na cidade 40ºC, afinal sonho de consumo é sonho de consumo. O nome da minha loja é Marcas com Estratégia e logo na vitrine, no neon piscando você lê a mensagem "strategic thinking" em destaque.

Temos muitos produtos legais nas prateleiras, a sessão dos Projetos Saindo do Papel é cheia de cases inovadores para inspirar, temos muitas edições de "Pequenas Empresas Grandes Negócios" para trocar com colecionadores e na parede uma grande tela em branco, post its e canetinhas coloridas são um convite para criar a mais recente marca incrível - e inigualável -do mercado.

Logo mais à frente tem o corredor do Rebranding. Uma mesa com dois atendentes de óculos e jalecos brancos sugerem que o trabalho de diagnóstico está para começar. Temos cadeiras bem confortáveis e máquinas de café ali, tudo para que o nosso cliente mergulhe na experiência, leve o tempo que levar.

No balcão no fundo da loja tem o escritório de Planejamento Estratégico de Marcas. Dona Augusta, minha secretária, administra os horários de atendimento por níveis de urgência (vermelho para empresas endividadas quase falindo, amarelo para empresários que se perderam do sonho empreendedor e os verdinhos que são os millenials, donos de startups que desejam começar com seu plano todinho no papel). Também é Dona Augusta que entrega os relatórios mensais de indicadores de desempenho e posicionamento. Enquanto espera, o cliente pode acompanhar no telão nossos gráficos de Marketshare e Rankings de lovemarks tomando um cappuccino bem quentinho - ou limonada geladinha né, toda hora esqueço que minha loja é no Rio!

Mas estes produtos que citei são secundários. O negócio principal da minha loja, o carro chefe dos meus produtos não é consumido na loja. É uma assinatura mensal que o cliente recebe em casa. É por causa dela que as pessoas chegam à loja, além de sustentar meu faturamento, ela que promove o cross-sell e up-sell da Marcas com Estratégia. Vou te explicar como funciona.

O empresário (ou aspirante) paga uma assinatura mensal e recebe uma caixa - linda, branca, com um laço vinho de seda - toda semana em casa. É uma experiência de unboxing, não se sabe o que vai vir. É um conteúdo especial que passou pela nossa curadoria e é selecionado para cada perfil de cliente, dependendo do nível que ele foi classificado. Selecionamos mensagens, livros, filmes, workbooks e até lembretes, quadros, mousepads, planners e camisetas de conteúdo sobre Pensamento Estratégico. Estamos estudando a possibilidade de incluir vídeo holográfico com cases de sucesso e grupos de autoajuda com empresários que fecharam em menos de 1 ano e estão na segunda tentativa.

Nossa preocupação com o processo de aprendizagem é o nosso diferencial, usamos uma abordagem bem gradual. Três níveis de conteúdo para formar o pensamento estratégico de empresários que desejam ter uma marca de sucesso no mercado.

  • Nível 1: Conteúdos do operacional para o tático - para aqueles empresários que estão presos no ciclo produz, vende, compra, produz, vende, compra.
  • Nível 2: Conteúdos do tático para o intuitivo - para os que vivem para apagar incêndios e atender demandas e que não têm tempo para crescer.
  • Nível 3: Conteúdos do intuitivo para o estratégico - para aqueles que precisam ativar o mindset da visão de dono, dominar o seu negócio e aprender como conduzí-lo ao futuro desejado.

Já são alguns anos de unboxing e tivemos clientes que nunca mudaram a assinatura para o nível superior, mas como não cancelaram a assinatura os classificamos como clientes gaveteiros. Aqueles que deixam a evolução na gaveta para quando tiverem um tempinho!

Mas temos por outro lado os clientes Vision, que são os clientes que encerram a assinatura no nível 3 e procuram a nossa loja. A jornada deles com a Marcas com Estratégia costuma ser longa, como uma verdadeira parceria e por isso Dona Augusta conhece todos pelo nome, pensa numa secretária boa?!

Wilton Viana Jr.

Personal Branding Strategist / Criador da comunidade Personal Branding Lovers

4 a

Brilhante conteúdo Tessa, Muito profundo e didático. Parabéns pela inspiração da história.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos