O uso do Big Data no processo de Recrutamento e Seleção.

O uso do Big Data no processo de Recrutamento e Seleção.

É fatoque o avanço tecnológico tem contribuindo para melhoria dos processos nas grandes empresas, dentre eles, os processos da área de Gestão de Pessoas.

O fator” mudança” no cenário dos negócios é inevitável e para sobrevivermos em frente a evolução da comunicação, e para isso, temos que pensar em inovação.

A utilização do BIG DATA nas contratações pelo uso da informação gerada pela computação em nuvem, tenho contruibuido para reduçao de tempo e custos nos processos de R&S. 

Empresas como: Amazon, Red Hat, IBM, bem como as Consultorias americanas de RH GILD e REMARKABLEHIRE  já utilizam dessa inovação tecnológica para a contratação de novos colaboradores.

A missão do BID DATA é encontrar candidatos que são mais adequados ao perfil da vaga, através de uma busca e processamento de grandes quantidades de dados.

O BIG DATA pode avaliar a qualidade do profissional, antes mesmo do recrutador conhecer seu currículo.

Com a certeza de que a tecnologia mapeará os melhores candidatos, o RH pode iniciar o processo seletivo com os escolhidos para a vaga.

As formas atuais de Recrutamento e Seleção, não garante a qualidade dos candidatos escolhidos, podendo gerar custos, perda de tempo, não atendimento a vaga gerando insatisfação do cliente.     

A ferramenta além beneficiar os processos de recrutamento e seleção pode contribuir para gestão estratégica da empresa gerando valor aos negócios como:

  • Analise de dados disponíveis no banco de dados;
  • Otimizar a cadeia de distribuição dos serviços de acordo com a demando do cliente;
  • Visualizando novas oportunidades de negócios através das informações geradas na nuvem sobre potenciais clientes;

  A utilização da tecnologia ajudará a empresa a alcançar a maior competitividade no mercado analisando produtos, serviços e performance de seus clientes e concorrentes abrindo caminho para uma nova forma de gestão.

Vejamos agora o cenário atual de Recrutamento e Seleção que devemos seguir:

Utilização de Mídias Sociais:  acessibilidade e conectividade – profissionais encontrados através das WEB, possibilitada a concorrência equilibrada;

Marketing Digital: a publicidade baseada no comportamento online, facilitando o recrutamento. Podemos encontrar candidatos certos, com alta precisão.

Dispositivos Móveis: O uso de dispositivos móveis, os candidatos pesquisa em tempo real oportunidades disponíveis na WEB.

BIG DATA: Os algoritmos podem combinar vagas e candidatos com base no comportamento dos usuários em tempo real, identificando as vagas que buscam e até quando se candidatam ou possíveis interesses de crescimento profissional através do visualizam e curtem na WEB.

O BIG DATA e o RH: Na medida em que o armazenamento, processamento e transmissão dos dados dos candidatos tornam-se acessíveis, os gestores de recrutamento incorporam em suas decisões.

Jorge Ferreira da Silva

Marinheiro de Convés -AHTS | Regra STCW II/5 | Able Seaman | EFNT-PQ |EFNT- GL | Shuttle tanker

8 a

hoje possuo toda documentaçao pronta.para 2021 cess,bosit, ecim?cir?hlo, essa big data è show gpstei!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos