Objeções
Você sabe o que são as objeções na hora da vendas?
As objeções são barreiras que são colocadas pelo cliente no momento em que a proposta está sendo realizada ou durante uma negociação. Ou seja, são contra-argumentos que os clientes usam para finalizar a negociação e não sair com o produto/serviço.
As objeções fazem parte do dia a dia dos vendedores. 90% dos clientes criam diversos impedimentos durante uma negociação, ou para fazer algum desconto, ou porque a proposta está longe do que ele quer.
Para que o vendedor tenha sucesso e consiga fechar muitos contratos é preciso que ele saiba contornar as objeções dos seus clientes e tenha essas objeções na ponta da língua
O primeiro passo para contornar as objeções é saber tudo sobre o seu cliente. As informações sobre a empresa dela, sobre os funcionários, anote tudo o que ele te disser, ao fazer isso você estabelece um relacionamento com ele e essas informações se tornam um facilitador na hora de negociar.
Tenha uma lista das possíveis objeções que o seu cliente pode vir a usar e crie uma lista para contornar essas objeções, isso você tem que ter na ponta da língua.
Exemplos:
“Preciso pensar mais a respeito.”
“Achei muito caro.”
“Estou sem tempo no momento.”
“Não conheço a sua empresa.”
“Não sei se o que você está me oferecendo funciona realmente.”
“Não tenho interesse.”
Você conhece o seu cliente melhor do que eu. Existem vendedores de todos os segmentos no mercado e é necessário que você levante as objeções relativas ao nicho que você está atuando e reforce os benefícios que você oferece ao seu cliente e o que ele tem a ganhar quando for contorná-las.
Não ter argumentos, informações sobre o cliente, não estabelecer um relacionamento com ele são os meios mais fáceis de perder uma negociação.
Domine as objeções e veja os resultados positivos virem!
Hélica Arruda, Palestrante e Treinadora Comportamental.