OBRIGADO
Hoje eu estava respondendo a uma mensagem simpática de aniversario e logicamente coloquei “Obrigado”.
Depois fiquei olhando e pensei “Obrigado” por quê ? Quem me obrigou a dizer “Obrigado”?
Eu fui “Obrigado” a isto ? Eu só queria agradecer, quem sabe, ser simpático e me vi na posição de ser “obrigado” a fazer alguma coisa.
Eu já tinha pensado nisto diversas vezes antes, mas nunca tive tempo para pensar no assunto. Será que nas outras línguas as pessoas também se vêm “obrigadas” a responder “obrigado”?
Descobri que nem sempre foi assim.
A palavra “Obrigado” antigamente só existia para se referir a uma ação que a pessoa fazia contra a vontade. Tal como “Estava chovendo e fui obrigado a ficar em casa”.
Ou então nos meus aniversários, quando aquela tia me dava de preesente um par de meias ou uma camiseta em lugar de um brinquedo e minha mãe dizia “Vai dizer obrigado à sua tia Netinha”. E eu ia rugindo.
Mas falando sério, a palavra “Obrigado” só entrou da forma como estar na língua portuguesa na época do Império, quando o cidadão agradecia a um favor obtido “Obrigado à Vossa Mercê” (mais submisso, impossível) . Um jeito arcaico de se obrigar a retribuir alguma coisa ou favor,, como no atual “fico te devendo essa”. Portanto, em português, ajudar não sai de graça (que é o sentido original de gracias: algo que se dá sem esperar retorno).
Bem, meio que explica, mas não esclarece.
Em todo caso, não custa um alento :
SIGRID, OBRIGADO POR EXISTIR, VOCÊ É UM ANJO
QUE DEUS COLOCOU EM MINHA VIDA
Encarregada de Faturamento na CscBeta
3 aParabéns Accioly, muita saúde e felicidades!!!