A obrigatoriedade de ter uma opinião sobre tudo.
Já reparou que ultimamente, todo mundo tem uma opinião forte e contundente sobre qualquer tema? Pode ser política, religião, administração, economia, futebol, qualquer assunto. Atualmente todos tem uma opinião muito sólida sobre qualquer assunto, disposto a defender sua posição a todo custo, muitas vezes nem ouvindo a opinião (também forte) de quem pensa diferente, gerando debates acalorados e muito desgaste.
Reparei isso de forma mais latente após a pandemia do COVID-19 que estamos vivendo. Achava que esse posicionamento firme e inflexível estava somente ligado a questões políticas, mas não. Agora, com o novo coronavírus, todos debatem quais os melhores tipos de tratamento, qual o melhor tipo de isolamento, o que pode ou não pode ser feito, todos viramos especialistas em infectologia, virologia, macroeconomia e pelo visto futurologia.
O conceito de ter uma opinião formada sobre tudo é tão comum hoje que se por acaso optarmos por não opinar sobre determinado assunto, passamos ao interlocutor a sensação de alienação ou até mesmo de falta de interesse. E sabemos que não é bem assim.
Não opinar sobre tudo, principalmente temas espinhosos ou que estão no auge de sua divulgação pode ser algo libertador. Evita discussões rasas entre pessoas que não tem tanto conhecimento, reduz a proliferação das fake News (outro grande vírus) e o principal, não desvia o seu foco do que realmente tem conhecimento e que traz benefícios reais para você (seu negócio, seus parceiros comerciais, suas amizades etc.)
O negócio de ter uma opinião sobre tudo é tão grande que muita gente dá sua opinião até mesmo quando não é perguntada (basta ver as redes sociais).
Por isso proponho aqui um desafio, comecei ele essa semana após uma looooonga discussão que não levou a nada. Proponho que você desista de discutir um tema que não tem conhecimento suficiente e simplesmente assista ao debate raso de longe.
Depois conte-me que achou da experiência. Para mim, tem sido um grande sucesso, não perco mais tempo discutindo o que não tenho 100% de certeza. E quando perguntam minha opinião, respondo. Poxa, ainda não formei minha opinião, está funcionando.
Será que esse texto é uma opinião sobre ter uma opinião?