Por que toda empresa deveria ter um departamento de inovação?

Por que toda empresa deveria ter um departamento de inovação?

Terça-feira conversava com alguns amigos, alguns deles empreendedores, outros funcionários de grandes empresas e estávamos falando sobre as dificuldades que enfrentamos em nosso dia a dia quando um deles, funcionário de uma multinacional comenta.

“- Poxa, esses dias dois caras foram apresentar uma solução que criaram para otimizar entrevistas e contratações no departamento de RH. A ideia até que era boa, mas isso aceleraria tanto o processo que acabaria por sobrar gente na equipe e depois de um tempo sofreríamos pressão para diminuir nossa equipe. Aí optei por não continuar as conversas”.

Na minha cabeça pensei “Caramba, apareceu uma oportunidade para a empresa melhorar seus processos, tornar-se mais dinâmica, menos custosa e mais produtiva e ele deixou essa oportunidade passar assim? ”

Tenho certeza que se a ordem para buscar uma redução de custos viesse de cima provavelmente ele teria ouvido melhor, ou mesmo se a tal empresa com a solução tivesse sido indicada pelo CEO da empresa ele ouviria e analisaria com mais carinho essa parceria. Infelizmente novas ideias possuem uma chance de sucesso maior se vierem de “quem assina o cheque”.

Como empreendedor de pequeno porte sei que muitas vezes oportunidades em grandes empresas são travadas por gerentes e diretores de suas respectivas áreas por diversos motivos que muitas vezes nem sequer passam perto de uma decisão baseada no que é melhor para a empresa e sim o que é melhor para ele ou para o seu departamento. Já ouvi diretores comentando que deixaram de fazer uma parceria com outra empresa por isso acabar gerando ainda mais trabalho para ele, ou até mesmo que aquilo poderia atrapalhar suas metas pré-estabelecidas e por consequência seu bônus no final do ano.

No final das contas sempre que uma decisão é tomada dessa forma TODOS perdem. A empresa com a solução perde uma excelente oportunidade de mostrar todo seu potencial, e muitas vezes isso pode significar a morte de uma grande ideia, e a grande empresa perde pois vai ficando cada vez mais engessada em suas estruturas e burocracia e vai perder espaço em pouco tempo para alguma outra concorrente com a mente um pouco mais aberta.

Exatamente para dar um fim nesse tipo de pensamento, que por incrível que pareça também atinge pequenas empresas, sugiro uma estrutura um pouco diferente da tradicional. Assim como existem departamentos de marketing, financeiro, operações e etc. deveria ser obrigatório para toda empresa possuir um departamento de inovação.

Mas para esse departamento funcionar bem, ele deveria estar em um nível hierárquico acima de todos os outros departamentos, pois só assim as outras áreas aceitariam ouvir com mais “carinho” novas ideias e soluções. Esse departamento deveria ser totalmente autônomo e possui pessoas das mais variadas áreas, assim as novas ideias seriam analisadas sobre todos os pontos de vista. Imaginem uma startup com uma solução de RH inovadora chegar nesse departamento e ela ser analisada se representaria um ganho para a empresa como um todo? Seria lindo não?

E você? Teria um departamento de inovação autônomo na sua empresa? Qual é sua opinião?

Gustavo Ukai

Sócio na Studio Taneli Ukai

8 a

Muito bom texto! Acredito que um departamento de inovações possa ser uma ferramenta muito produtiva para qualquer empresa, desde que levada a sério pelos tomadores de decisão. Sem esse respaldo, seria algo obsoleto. Por esse motivo, se me permite fazer um adendo ao seu texto, acho que um departamento com essa finalidade deveria funcionar como uma espécie de conselho, composta por membros de todas as áreas da empresa, financeiro, marketing, comercial, etc., que vivem o dia-a-dia da empresa, conhecem seus trunfos e seus problemas. Esses funcionários se reuniriam periodicamente para propor ideias e analisar métodos de como colocá-las em prática. Em tempos de recessão econômica, penso que pouquíssimas empresas poderiam se dar ao luxo de ter profissionais contratados unicamente para esse fim. Então, por que não aproveitar os funcionários de longa data, conhecedores dos processos internos, e ouvir o que eles têm a dizer? uma ou duas horas a cada quinze dias, por exemplo, não faria mal a ninguém. Parabéns pelo texto, novamente!

Muito bom texto Ivan. Trabalho em uma empresa (empresa pública estadual de TI) que possui uma gerencia de inovação. Sou um dos coordenadores desta gerencia que está abaixo apenas da presidência e nossos projetos são vendidos diretamente ao presidente. É uma mescla do modelo tradicional matricial com o modelo horizontal de gestão, pois trabalhamos com recursos de outras áreas. Sua proposta me trouxe Boas idéias. Obrigado e boa sorte!

Caio Grimaldi Desbrousses Monteiro

Advogado especializado em Direito do Trabalho. Assessoria jurídica, representação em litígios e negociações complexas. Auxilia empresas em práticas de conformidade trabalhista, focado em soluções práticas e estratégicas.

8 a

Excelente artigo. Infelizmente muitos pessoas tem visão de curto prazo, mas as grandes ideias uma hora encontram seus caminhos. Em momentos de crise como o que vivemos é engrandecedor ler um artigo que fala de ganhos, de ver pessoas pensando em crescer e não em reclamar. Parabéns!

luiz henrique sanches

consultoria e treinamento em combustíveis, marketing do petróleo, professor e palestrante.

8 a

inovar significa mudar, este processo desestabiliza muitas coisas nas organizações, algumas demandas anteriormente muito necessárias podem ser obsoletadas, novas demandas podem não conseguir serem atendidas por alguns da equipe atual, os níveis altos hierárquicos se sentem ameaçados e etc. Em suma , inovar é maravilhoso para a empresa, mas não tão bom assim para alguns funcionários, e estes se sentindo ameaçados, tratam de torpedear a ideia, enquanto é tempo.

Camila Andrade de Moraes

Gerente Jurídica | Legal Manager | Conselheira | Governance Officer

8 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos