OKR: o que realmente importa para sua empresa?
Você saberia responder, de imediato, onde (em que estágio) sua empresa está hoje no mercado e onde ela pretende chegar? Essa pode até parecer uma pergunta despretensiosa, de resposta simples, mas, se assim fosse, não teríamos tantos líderes e empresas “batendo cabeça”, perdidos, sem rumo, sem perspectivas a médio e longo prazo.
É impossível falar de crescimento contínuo e evolução do negócio sem que haja um bom planejamento estratégico. Bom, até aqui, nenhuma novidade, certo? Entretanto, e se alguém lhe dissesse que é possível aplicar uma metodologia que permitirá não apenas direcionar sua empresa, mas também obter resultados incríveis de uma forma prazerosa e enriquecedora para você, líder, e seus colaboradores?
Sim, isso é possível! Na empresa onde atuo como Diretora de Operações, por exemplo, já adotamos os OKRs (Objectives and Key Results). A organização abraçou a ideia de desenvolvimento contínuo porque entende o quão importante é aplicar uma metodologia de gestão.
Ironicamente, as empresas passam a ter muitos problemas quando começam a crescer, a ampliar seu time de colaboradores, a atender mais clientes e assim por diante. É nesse momento que se torna crucial o alinhamento interno de colaboradores e líderes com propósitos bem definidos e endossados pela equipe como um todo.
O que são OKRs, de forma simplificada e objetiva
Os OKRs se constituem em uma metodologia de gestão muito utilizada por empresas do Vale do Silício (EUA). Muitos a definem como sendo uma fórmula para estabelecer metas, sendo a base do como “eu vou” (objetivo), “medido por” (conjunto de resultados-chave). Em suma, é construir um objetivo conciso e claro que será visto por toda a organização como a direção desejada; suportado por metas mensuráveis que levarão o time com sucesso até esse objetivo. Eis um detalhe bem interessante: o que deu visibilidade para essa metodologia é que, apesar de os OKRs terem sido criados pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, se tornaram mais conhecidos quando, em 1999, John Doerr, um dos investidores do Google, a apresentou para os funcionários da empresa. O resultado obtido dispensa comentários, não é? Basta olhar a representatividade do Google na atualidade; na época, saiu de uma estrutura de 40 funcionários para os aproximadamente 60 mil de hoje.
Ao refletirmos sobre o atual momento do mercado e das empresas, com as consequências da pandemia do Coronavírus, muitos entenderam que os resultados importam mais do que as entregas diárias (o home office está aí para comprovar isso). Sem precisar necessariamente verificar tudo que os colaboradores fazem ao longo do dia de trabalho, os OKR se apresentam como uma importante ferramenta de alinhamento e até mesmo de gerenciamento de resultados (uma nova forma de olhar), mesmo que remotamente. Eliminando, assim, a necessidade de microgerenciamento. Diria ainda que é uma efetiva forma de comunicação. Porque as equipes se conectam e se alinham sobre qual é o foco da empresa e em quais indicadores o esforço deve ser investido.
Dica para se aprofundar no assunto
Nesse sentido, uma dica para quem deseja se aprofundar no tema e até mesmo desenvolver e aplicar a metodologia na empresa é a leitura do livro “Avalie o que importa: como Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs”, de John Doerr. Na obra, o autor mostra como essas organizações alcançaram crescimento exponencial e, principalmente, como a metodologia pode ajudar qualquer empresa a prosperar.
Vale mencionar ainda o "Organizações Exponenciais", de Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest. Os autores pesquisaram exaustivamente os padrões das empresas exponenciais mais importantes do mundo nos últimos anos, tais como Tesla, Airbnb, Uber, Netflix, Google etc. O livro menciona OKRs em grande parte de seu conteúdo, mostrando como eles estão sendo usados para impulsionar o crescimento dessas organizações. Aborda de forma inteligente o uso da metodologia, inclusive, para desempenho individual.
Recomendados pelo LinkedIn
O fato é que o mercado está em constante transformação e que para acompanhá-lo é preciso se valer das ferramentas necessárias, como os OKRs. Só é possível obter os resultados almejados, quando todos os colaboradores entendem e vivenciam o propósito, os valores e a visão da empresa. E isso só acontece quando os líderes conseguem estimular suas equipes. A base da metodologia OKR é o sentimento de pertencimento por parte de todos da empresa, o engajamento real, a percepção de que juntos levam à formatação da cultura da empresa e, consequentemente, ao trabalho de equipe com resultados surpreendentes.
Observe, ainda, que todo esse processo não precisa ser doloroso e desgastante. Muito pelo contrário! Já parou para pensar em como o marketing, o RH e a equipe da limpeza podem contribuir efetivamente para que sua empresa alcance suas metas? Quando essas metas são “desmembradas” e repassadas a todos, naturalmente as equipes se sentem parte desse todo, e entendem a importância da sua participação e contribuição.
Alguns exemplos de metas de OKRs:
Esses são exemplos simples, mas que ajudam a entender que esses objetivos e metas precisam ser, forçosamente, claros e palpáveis, sem que haja dúvidas em relação ao que fazer ou como fazer.
Além disso, crescer junto com a empresa e ver resultados cada vez mais satisfatórios fazem desse processo de aprendizado e evolução uma experiência rica e positiva para todos. Os OKRs têm nos dado a chance de conquistar importantes resultados de forma humanizada e integrada. Não se trata apenas de números e planilhas, mas especialmente de pessoas, pois são elas que fazem a jornada valer a pena. Aliás, o mais importante são sempre as pessoas, sejam elas clientes ou colaboradores.
Você já teve alguma experiência com OKRs ou planeja implantar esse instrumento de gestão na sua empresa? Gostou deste conteúdo? Sempre podemos evoluir juntos. Que tal?
Agora é com você!
Elen Coutinho
Diretora de Operações (COO) na Fortics
Diretor de Quality Assurance I Gestão de Projetos l Gestão de Riscos l Testes de Software l Melhoria Contínua
2 aShow Elen. Para o alto e avante.
Operações | Controladoria | FP&A | BI | Transformação Digital | SaaS
2 aMuito bom, Elen Coutinho! Ferramenta que agrega de maneira muito produtiva e direcionada. Vale muito a pena explorar e aplicar. Parabéns pelo artigo! Você escreve muito bem!!
Gestão Contábil | Especialista em Controladoria | Análise de Balanço | Relatórios Financeiros | FP&A | Key User SAP e TOTVS
2 aMuito bom Elen Coutinho , você é uma referência como pessoa e como profissional. Obg por compartilhar conhecimento com a gente.
Product Specialist | PMO
2 aExcelente conteúdo! Na Fortbrasil, usamos os Okr's algum tempo e tem sido incrível. Super indico, principalmente em um período onde modelo de trabalho adotado por muitas empresas tem sido o home office, híbrido. Avaliar o que importa faz a diferença nos resultados e no engajamento da equipe. Elen Coutinho , parabéns!
Gerente de Marketing e Comunicação do Grupo Hinova | Gestão estratégica e branding | Consultora e Palestrante
2 aPerfeito! Você é inspiração. 🎯🚀