OKR (Objectives and Key Results)

OKR (Objectives and Key Results)

OKR (Objectives and Key Results), criado pela Intel e amplamente utilizado pelas empresas do Vale do Silício, é muito parecido com a Gestão por Objetivos ou Diretrizes (MBO - Management by Objectives), e recomendo que vale a pena conhecer e adotar esta ferramenta como um efetivo framework organizacional.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Estabelecer um alinhamento empresarial e engajamento de pessoas é a principal característica desta metodologia, mas é preciso alguns cuidados importantes, relatados a seguir:

1.    Comece simples, com uma boa abordagem conceitual e iterativa (criar cultura inicial);

2.    Primeiro alinhe objetivos empresariais aos departamentais, depois individuais;

3.    Estabeleça ciclos curtos de avaliação e direcionamento;

4.    Celebre e comemore resultados iniciais (Rituais de Vitória);

5.    Eduque as pessoas, crie multiplicadores do OKR.

Outro ponto importante é o relativo em selecionar boas métricas e mensuráveis, e a partir deste contexto, estabelecer foco.

Os Key Results devem ser métricas relacionadas às entregas. Ou seja, construir uma Cultura de Foco em Resultados, não em tarefas.

E finalmente, faça um piloto envolvendo times que interagem muito. OKR é uma ferramenta de alinhamento e gera mais valor entre times diferentes.

Celso Luis Thiede - Merits Performance e Remuneração

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


www.merits.com.br

Marcos Minoru Nakatsugawa M.Sc.

Consultor organizacional e de RH, especializado em carreiras, desenvolvimento, sistemas de gestão e administração enxuta

4 a

Pois é... mais uma reinvenção administrativa de algo que já existe há tempos e que muda de nome, incorpora um ou outro 'feature' de outras metodologias ou artefatos, e vira um "modismo" empresarial. Difícil surgir algo inovador em gestão. Até mesmo na academia, uma pobreza só...

Alessandro Schlomer

Diretor Financeiro por assinatura | Consultoria financeira | Ajudo Empreendedores a alcançarem LUCRATIVIDADE e LIBERDADE.| CEO & Founder na Potencer

4 a

Muito bacana!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Celso Luis Thiede

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos