ONDE ESTÁ A CRIANÇA QUE HABITA DENTRO DE NÓS?
http://bit.ly/2m3qeCB

ONDE ESTÁ A CRIANÇA QUE HABITA DENTRO DE NÓS?

Imagine-se após um dia longo e exaustivo de muito trabalho e correria, de contas para pagar, de coisas para fazer, você em sua casa já deitado e preparado para deixar-se adormecer num sono tranquilo e repousante se vê entorpecido em seus próprios pensamentos. Passam-se minutos, horas e nada. Você se remexe de um lado para outro da cama e nada acontece, apenas pensamentos. Pensamentos de hoje, de ontem, de sua infância na casa de sua avó, da sua próxima viagem à praia.... Como fará para dar conta de tudo isso!? Isso está se tornando cada vez mais estressante...

A noite se vai, você não dormiu, não descansou! Seus pensamentos continuam lá cada vez mais fortes e amedrontadores e você terá agora que sair do aconchego de sua cama e começar mais um dia como o anterior, exaustivo e tumultuado.

Consegue ver que a maioria de nós hoje dormimos e acordamos como na descrição dessa cena? Percebe que ligamos o “botão do automático” e nem sabemos mais de fato o que fazemos e nem quem realmente somos?

Para muitos, dinheiro é a coisa mais importante na vida. Eles só pensam em ganhar mais dinheiro ou em não perder o que já ganharam. Não que este não seja importante para nossa manutenção diária. Entretanto viver tem se tornado apenas isso para muitos!

Quando eu era criança sonhava com uma vida tranquila e feliz quando adulta. Nela eu via minha família, meus filhos, marido todos em perfeita harmonia. Não me lembro em momento algum de imaginar-me estressada, angustiada, sem saber ao certo o que será de mim amanhã. Porém essa criança cresceu e atualmente nem se lembra mais de como era ter 5/6 anos, só se lembra do hoje e do como será daqui alguns meses. Havia momentos em que me pegava brincando de psiquiatra e de professora ao mesmo tempo e, ainda imaginava que ao final do dia teria tempo e disposição para brincar com meus filhos e fazer a limpeza de minha casa sem faxineira. E hoje? Ah hoje... a realidade tem sido completamente oposta! O que aconteceu com minha criança? Morreu? Onde ela está? O que tem feito? Cadê minha menina? Onde eu a perdi?

Eu já me senti como Fernando Pessoa disse:

"A criança que fui chora na estrada Deixei-a ali quando vim ser quem sou Mas hoje, vendo que o que sou é nada Quero ir buscar quem fui, onde ficou. "

Posso dizer que a minha criança interior, essa que eu acabei de mencionar por muito tempo se viu acuada, triste e solitária dentro de mim mesma! Não morreu, apenas fora esquecida e desprezada por mim e minha vida cheia de coisas para fazer!

Você também se sente ou, já se sentiu assim? Se você nunca deixou sua criança interior como eu já deixei a minha, você é uma raridade! Provavelmente muitos que leem esse texto agora devam estar se questionando sobre isso e agoniados por não encontrarem respostas! Podem estar se preguntando "Será que a minha criança interior teria orgulho da pessoa que eu me tornei?".

Há sim algo muito mais importante do que qualquer dinheiro do mundo. Sua criança interior é mais valiosa do que qualquer outra coisa que possa querer!

É preciso resgatar nossa criança, todavia este é um processo profundo que demanda coragem e disposição para mexer, ás vezes, com as feridas deixadas por esta criança.

A pessoa cresce e sua criança interior vai junto com ela, influenciando a visão que tem de si mesma e do mundo, assim como seus atos*.

Todos passamos por dificuldades maiores ou menores nas nossas vidas, como problemas financeiros, de relacionamento ou de saúde. O modo como essas dificuldades são transmitidas às crianças determina como ela vai digerir a situação. Afinal, todos nós, adultos e crianças, interpretamos aquilo que percebemos*.

Por isso você já disse hoje para si mesmo o quanto se ama? Você já disse para sua criança interior que a ama e a aceita profundamente e completamente? Você já se perdoou por tudo que ainda não realizou?

Você já se perguntou quais são seus pontos fortes e fracos? Quais são suas metas? Elas estão em conformidade com seus valores e com aquilo que você sempre quis? Quais são suas crenças, elas são limitantes?

O aceitar-se a si mesmo exatamente como é, aceitar que ás vezes nem tudo é exatamente como gostaríamos que fossem é libertador! Aceitar e acreditar, que é possível fazer diferente do que se imaginou algum dia e que nem por isso o resultado será de menor valor, ajuda-nos a despertar o potencial de luz interior que temos!

“Não deixe sua criança interior morrer. É ela que te salva e não te deixa pirar com as pressões da vida adulta". Não é somente o estresse que afeta sua saúde, mas todos as situações do passado que aprisionamos em nosso ser e não deixamos que ele flua e seja ressignificado. É essa nossa criança aprisionada, sem esperança em um fundo qualquer em nossa mente que nos causa sofrimento e dor.

 Como Tatiane Guedes diz em eu blog "Vasculhar essa infância causa medo, às vezes pavor! “Não quero remexer nisso, não quero sentir isso de novo”, ou ainda tentamos racionalizar “Eu não tenho nada a ser trabalhado”. Mas enquanto não nos dispusermos a esse retorno, manteremos nossa criança ferida lá, sozinha num quarto escuro, abandonada, chorando e sentindo a dor que estamos, arduamente, tentando evitar".

Esse processo de redescobrir-se, de trazer à tona sua criança interior proporciona-nos o regaste de aspectos positivos próprios da primeira infância como coragem, entusiasmo, alegria, leveza de espirito, equilíbrio etc.

Uma criança interior bem cuidada permite que cada adulto tome decisões em sua vida com a dose certa de razão e emoção que, quando bem temperadas, formam o caminho para uma vida mais alegre e menos angustiante*. Isso é maravilhoso!

Parafraseando a letra da música Uma Criança Com Seu Olhar de Charlie Brown Jr

 “Um dia acontece, a gente tem que crescer Temos que encarar a responsa Eu não deixei de achar graça nas coisas[...] Eu quero estar amanhã ao seu lado quando você acordar Eu quero estar amanhã sossegado e continuar a te amar Eu quero um sonho realizado, uma criança com seu olhar Eu quero estar sempre ao seu lado, você me traz paz[...] O meu pensamento é o mesmo que o seu Mas hoje meu coração bate mais forte que antes.”

Sejamos assim não deixemos que aquilo que realmente é de valor para nós, ou seja, NÓS MESMOS, se perca no tempo! Que nossos dias tumultuados se tornem leves! Que nosso trabalho se torne como numa “brincadeira de criança”! Que a nossa alegria, esperança e fé floresça e dê frutos!

Celebremos a vida em qualquer momento e circunstância! Forte abraço.



Elisabete Azevedo

Hipnoterapeuta "Ajudando Pessoas a Encontrarem em si o seu Melhor"

7 a

"A criança que fui chora na estrada Deixei-a ali quando vim ser quem sou Mas hoje, vendo que o que sou é nada Quero ir buscar quem fui, onde ficou. " Fernando Pessoa. Lindo.

Mark Illum

Analista pré-impressão Digital / Consultor Tecno-Gráfico - Desafiando Limites

7 a

Meu lado criança vive super ativo! As vezes soltam umas verdades que os adultos não gostam!

Ana Bracarense PcD

Click Consultoria PcD | CEO | Palestrante| Superação | Treinamento | Mentora | Especialista em PcD | Consultoria |Especialista em RH |

7 a

Excelente texto 🔵 Gisele Almendro ( PCD ). Bom para refletirmos bastante

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gisele W.

  • O QUE TE FAZ SER MENOR QUE O OUTRO?

    O QUE TE FAZ SER MENOR QUE O OUTRO?

    Você provavelmente já tenha ouvido a história do elefante de circo preso a uma estaca, não é mesmo? Lembra que esse…

  • GRATIDÃO PRA QUÊ?

    GRATIDÃO PRA QUÊ?

    Você olha além das aparências? Você consegue ver e perceber o que de bom lhe acontece todos os dias? Você acredita ou…

    2 comentários
  • VOCÊ ESCOLHE COMO CONSTRÓI SUA REALIDADE!

    VOCÊ ESCOLHE COMO CONSTRÓI SUA REALIDADE!

    Cada dia mais é visível um aumento no número de pessoas que reclamam constantemente. Não estão bem com nada, tudo é…

    14 comentários
  • Vou ali e já volto...

    Vou ali e já volto...

    Quem nunca disse essa frase ao ser flagrado por alguém numa vaga de carro para idoso ou deficiente? O “Vou ali e já…

    2 comentários
  • Vamos falar sobre inclusão?

    Vamos falar sobre inclusão?

    Nesse mês de novembro tivemos mais uma vez o Teleton, uma ação que ao meu ver é louvável, pois mostra toda a capacidade…

    9 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos