Oportunidade e a crise

Oportunidade e a crise

Oportunidade e a Crise

Penso que o momento do país é tão peculiar como nunca antes se viu, pois no passado também já houve falta de oportunidades, mas não haviam no país tantas pessoas capacitadas a altura de preencher as vagas trazidas pelo crescimento globalizado.

Tivemos um mel na boca com oportunidades e incentivos a estudar, se capacitar e quando menos esperamos nos encontramos na mesma situação do passado, mas buscando algo diferente, com realizações e mudanças.

Penso que nos antecipamos ao mercado, pois todos sabem das adequações que a globalização força as empresas para se manterem, mas mesmo assim muitos relutam por acharem novos cargos e investimentos como despesas.

Infelizmente somos ainda aquele país que só se move com leis rígidas, multas e cobranças judiciais, pois sugestões de adequações não estão surtindo efeitos. A consultoria indica as melhorias necessárias para um bom funcionamento empresarial onde as informações se cruzarão e haverão melhores formas decisórias, porém muitos ainda não compreendem.

“As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.” (Philip Kotler)

Podemos ver que muitos dos atuais empresários enriqueceram em uma época que não haviam tais necessidades e ainda pensam que irão se manter sem tais adequações, mas o mercado é cruel e infelizmente muitos ficarão pelo caminho, pois hoje a melhoria contínua tem que ser a base da empresa rodando diariamente o PDCA capacitando todos colaboradores e os mantendo informados sobre riscos e oportunidades para que vejam a empresa como sua e lutem por ela.

“Há uma regra para industriais que é: Fazer a mercadoria de melhor qualidade possível, no menor custo possível, pagando o mais alto salário possível.” (Henry Ford)

Gostaria que o mundo entendesse a responsabilidade social de ser um empresário em gerar oportunidades. Quando iniciou a mudança de visão empresarial por Druker a mais de 50 anos passados também foi um choque. O mundo passou a entender o valor do terceiro setor, do colaborador e de gerar empregos, mas hoje resta ao Brasil se adequar as velhas novidades. 

"Aprendi que o responsável pela concretização de um objetivo é sempre uma pessoa obcecada por uma missão." (Peter Drucker)

Quando a missão se encontra na primeira pessoa do singular dificilmente se chega a um bom resultado, pois uma empresa depende de pessoas capazes e felizes e quando não conseguimos entender este processo os outros processos se perdem na caminhada e a dificuldade nos ronda.

“Uma organização que visa o lucro é, não apenas falsa, mas também irrelevante. O lucro não é a causa da empresa, mas sua validação”. (Peter Drucker).

Se podemos antever a crise, creio que também podemos buscar soluções prévias e talvez a crise seja a oportunidade de se atingir pontos anteriormente inatingíveis, pois o estado de alerta pode nos dar forças sobrenaturais e visão fora do alcance humano. Se queremos resistir a crise e não ser levado por ela devemos rever nossos conceitos e pensar social, grupal e globalmente. Pare pense e talvez alguém pode te dar quela ajuda que falta e você pode também ajudar alguém com uma OPORTUNIDADE de um novo cargo estratégico. Sua empresa agradece e os funcionários também.

Os líderes eficazes desenvolvem planos de ação. Eles assumem a responsabilidade por suas decisões. Eles estão focados em oportunidades ao invés de problemas. Eles gerenciam reuniões produtivas. E eles pensam e dizem "nós" ao invés de dizer "eu". (Peter Druker).

Sucesso a todos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos