Oportunidades perdidas
Como toda segunda-feira, escutei o episódio da semana do podcast Bom Dia, Obvious, da Marcela Ceribelli no carro, a caminho da escola das crianças.
É um episódio sobre o sono, suas rotinas e importância, patrocinado por uma nova linha de produtos da Natura, que promete ajudar a desacelerar no fim do dia, para se ter um sono reparador. Um sono de beleza, no sentido figurado e literal.
No mesmo dia, recebi a edição da semana da newsletter Bonita de Pele, da Jana Rosa. O assunto era o mesmo, o sono, abordado de forma diferente.
Li a edição inteira em busca do momento que a Natura seria citada e nada. Puxa vida, seria uma oportunidade tão boa para uma publicidade, ainda mais se levarmos em consideração que o público da news de uma é bem parecido com o do podcast da outra.
Foi quando me dei conta de o quanto as marcas perdem por ainda não conseguirem mapear as newsletters, deixando de entrar em um mercado que está crescendo enormemente e que, nos EUA já ganhou o título de newsletter economy.
Por outro lado, eu, como escritora de uma newsletter semanal, vejo o quanto preciso evoluir para conseguir me posicionar como veículo para marcas.
Não tenho um calendário de pautas, por exemplo. Escrevo o que vem na cabeça e às vezes desisto de um texto para publicar outro.
Periodicidade também é uma questão. Minha newsletter chegava toda quinta, agora chega toda semana, podendo ser qualquer dia, pois não é minha ocupação.
Recomendados pelo LinkedIn
Assim como eu, diversos outros escritores, muitos deles incríveis e com uma base de leitores fiéis, poderiam muito bem serem vistos como veículos de comunicação interessante e efetivo para as marcas.
Mas é um mercado novo, ainda em desenvolvimento. Mas se eu puder dar um conselho, este vai ser: fique de olho. A Newsletter Economy Tupiniquim está prestes a transformar a maneira de consumir conteúdo e de anunciar.
Andrea Nunes é publicitária de formação, comunicadora do agronegócio de profissão e escritora por paixão. Sonha em escrever um livro, mas, por enquanto, exerce a escrita na newsletter Andrea Me Conta.
Na edição desta semana falo justamente delas, as newsletters. Clique aqui pra ler e inscreva-se para receber gratuitamente.