Plantei a minha primeira árvore
Como o Insider me ajudou a construir a minha autoridade
Eu poderia começar esse texto te contando ‘segredos’ e ‘macetes’ para ter um podcast de sucesso, mas eu quero ir além.
Peço que leia com atenção daqui pra frente porque você irá encontrar muito mais do que ‘dicas e truques infalíveis’. Vai encontrar uma reflexão que responde não somente a como, mas principalmente ao porquê do Insider ter me colocado na posição de autoridade que tenho hoje.
Primeiramente, quero que olhe para uma árvore. Se não tiver nenhuma por perto, imagine uma.
Não, eu não fiquei maluco tampouco quero te levar para uma viagem louca e divagações sem sentido. Me diga com sinceridade o que você vê ao olhar para uma árvore? Daquelas enormes e frondosas, com galhos que se estendem rumo ao céu, carregada de frutos e que abriga com sua majestade pássaros e uma infinidade de vida.
Você pode enxergar tudo o que ela traz: segurança, firmeza, abrigo. Fruto para saciar a fome de quem passa, sombra para aliviar o calor dos dias pesados. Mas isso tudo só é possível por um simples motivo. Ela foi uma semente.
Olhar para o presente é uma das chaves para que não nos desviemos de onde queremos chegar.
Contudo não podemos esquecer do passado. Devemos lembrar e aprender com ele. Se hoje essa árvore é capaz de proporcionar tantas coisas boas não somente para ela, mas para todos os que estão a sua volta, isso se deve ao fato de que aquela sementinha foi cuidada, regada e atravessou sol, chuva, tempestades, tufões e sabe-se lá mais o quê.
Lembro que pouco tempo antes de criar o Insider meu foco não passava nem perto de “ter um podcast e empreender”. Mas a semente para isso acontecer sempre esteve ali, guardada como coadjuvante na minha carreira. Eu, apaixonado por comunicação, já era locutor, tinha trabalhado em rádio de forma voluntária, era um ouvinte assíduo de podcasts, vibrava quando tinha uma oportunidade de falar em público. Esse acúmulo de indícios explodiram no estopim pra que eu parasse de ignorar esse chamado e invadisse de vez o mundo do streaming de áudio.
O segundo ponto crucial foi entender que eu sentia falta de conteúdo de qualidade. Foi o momento de podar a árvore da minha jornada. Para que ela pudesse crescer, tive de fazer uma limpa e entender o que de fato era relevante para mim. Quais pessoas seguir, o que consumir e onde buscar água para matar a sede de crescimento. Aqui você deve entender o seguinte: muito do que te cerca é ruído e vai te impedir de crescer. Pode ser uma erva-daninha, ou aqueles milhares de cursos que você jura que irá fazer um dia.
Corte para crescer.
Após essa ‘limpa’, flores e frutos começam a aparecer. É aí que boas amizades e contatos se fazem. Um pequeno projeto, amigos e incentivadores. Família de sangue e família escolhida a dedo. “Vai Nelio, cria um podcast! Queremos te ouvir, você já fala bem, por que não ajudar mais gente?”. Bingo. O fertilizante foi jogado. Produzir para ajudar, não pela vaidade.
Uma árvore que é apenas bonita, cedo ou tarde pode acabar virando lenha se não produz frutos. O objetivo do meu trabalho estava claro: ensinar. Trazer o melhor conteúdo.
Você não vai encontrar abelhas em um local sem flores. Pense nas abelhas como seus seguidores, fãs e apoiadores.
Eles só poderão espalhar a sua palavra se você tiver algo a ser levado para alguém mais. Seja relevante. De um modo bem categórico, para que você seja grande um dia, deverá começar pequeno. E desde o começo com qualidade máxima dentro das suas possibilidades. Sem dar atenção ao ruído ou àqueles que podem te impedir de crescer. O tempo será o seu maior aliado na jornada da produção de conteúdo. Seja constante, persistente.
Minha jornada se iniciou na sala de aula, longe da internet. Mas foi aqui que eu fiz morada, fixei raízes e me permiti dar frutos para que outros possam crescer, como eu tenho feito. E afirmo que o maior segredo é justamente não ter uma pílula mágica, ou puro acaso.
Se você apenas acreditar que sua semente irá germinar, sem cuidar dela e sem pôr a mão na massa, ou na terra, e trabalhar... sua árvore jamais verá a luz do sol.
Plante e cuide dela.
Coordenador (a) de Desenvolvimento e Aprendizagem| Certificação 6Ds | Chief Happinnes | Aprendizagem | Humanização no Atendimento | Gestão | Treinamento e Desenvolvimento | Cultura de Aprendizagem
4 aLembrei agora da nossa primeira reunião de trabalho, sobre como colocar o podcast num treinamento corporativo como objeto de aprendizagem. E você trouxe um roteiro fantástico fazendo nascer o nosso primeiro podcast nos treinamentos. O resultado foi um sucesso, de forma lúdica e inovadora conseguimos levar conteúdo à todos os participantes.
What a God Shot! Eu estava pensando sobre como minha oratória é um problema na minha vida laboral e pensando em estratégias para corrigi-la e logo esse post aparece
Especialista em Liderança, RH e Gestão de Pessoas | Treinamentos Sem Enrolação | Mentorias | Palestras Provocacionais | Campanhas Publicitárias | "O Sniper de DinoChefe 🦖"
4 aParabéns amigo Nelio Xavier Só o começo de muitos frutos que irá colher. Deus ilumine sempre seu caminho e o que puder cooperar conte comigo. #SejaPositivamenteInesquecivel Um receba um grande #AbracoDe20Segundos