Os 10 maiores problemas organizacionais parte 9
9. Falta de trabalho em equipe
Porque será que temos tantos problemas com o trabalho em equipe dentro das organizações?
Mesmo buscamos soluções, entendimentos, parcerias, bom senso, não é o suficiente para baixar um pouco a ansiedade e o espírito de competitividade entre os colaboradores da mesma empresa.
Existe uma luta constante para serem percebidos, remunerados e valorizados individualmente e de forma diferente uns dos outros, nada pode saciar essa sede de reconhecimento.
Ao ministrar alguns treinamentos, tento direcionar uma parte do aprendizado com práticas do trabalho em equipe, retratando a evolução de ter essa experiência. Evolução que nem sempre conseguimos sozinhos, sem comprometimento, sem compartilhamento, sem a referência de poder ver o outro fazendo.
Podemos dizer que existe dois grupos distintos quando falamos em trabalhar em grupo, aqueles que se acomodam, deixando para os outros o ato de fazer e ficando com o ato de olhar o resultado, as vezes até criticar como foi feito, e o outro grupo que quer fazer tudo sozinho e reza para que ninguém o atrapalhe naquele momento, que no final também reclama por não ter tido ajuda.
Ambos são pessoas com objetivos particulares diferentes, mas os objetivos profissionais deveriam ser únicos, portanto o que provavelmente falta para as coisas acontecerem dentro das organizações, é um engajamento de todos, na mesma proporção, uma liderança ativa de aconselhamentos e sem protecionismo, uma parceria entre líderes e setores para que a comunicação seja focada em um único objetivo à cada trabalho.
Já trabalhei em empresas que a área comercial vendia e outra área entregava ou fazia o pós venda, as áreas não se entendiam, um vendia e jogava para dentro de casa, deixando de lado a obrigação de informar as características negociadas com o cliente e a outra entregava o que não sabia o que deveria entregar, sempre reclamando que a área comercial vendia algo impossível, ou seja, a felicidade de se fechar um negócio, de conquistar um cliente, para o comercial está mais relacionado ao status dentro da empresa e reconhecimento financeiro do que o sucesso de ter ganho a concorrência. Pelo outro lado, para o setor que entregava cada negócio se tornava um martírio, pois cada novo cliente, era mais um problema para se administrar.
Trabalhar em equipe, não é fácil, ninguém diria isso com certeza.
Lidar com grupos de pessoas, também não, pois lidamos com pensamentos, conhecimentos, desejos, perspectivas, anseios e objetivos distintos.
Criar projetos e administrar processos são extremamente subjetivos, precisam de direcionamento e acompanhamento constante.
Três palavras podem resumir o que falta para essa prática acontecer sem sofrimento
- Humildade para ouvir a opinião do outro
- Flexibilidade em mudar sua forma de pensar por uma ideia nova
- Transparência para expor suas necessidades e opinião
Marcelo Salvo