Os 3 atributos que todo empreendedor* de sucesso tem
Venho tentando definir o conceito de “empreendedor de sucesso” em poucas idéias. Tento extrair do conceito seus principais atributos. Percebi depois de pouco tempo que é muito difícil definir o que significa empreender com sucesso.
Empreendedores são seres complexos. Talvez os não-empreendedores não tenham essa impressão. Mas a complexidade desse ser nos é bastante familiar. Você pode não se achar um empreendedor, mas se você tem clientes reais, tem grana entrando na conta e paga imposto, sinto lhe informar que és empreendedor.
Há cerca de 3 anos me tornei empreendedor, quando iniciei a Ca2 em outubro de 2015. O “problema” em se tornar empreendedor é que a gente fica obcecado por aprender. E o aprender se torna cada vez mais transformador. Então você passa a ser capaz de fazer coisas novas, tirar do papel antigas idéias, enquanto também se permite ao risco inerente que é desenvolver novas idéias.
Então a gente passa a devorar livros para empreendedores. Meus clássicos preferidos : “Scrum” de Jeff and J.J Sutherland, “Criatividade S.A. de Ed Catmull da Pixar, “Lean Startup” de Eric Ries, “Zero to One” de Blake Masters e minha bíblia de ofício, que conheço de trás pra frente: “Manual de Conforto Térmico” de Anésia Barros e Sueli Schiffer (esse último obviamente não escrito para empreendedores).
E quanto mais a gente estuda, mais complexa fica a definição de um empreendedor para nós. Se é complexo definir em poucas palavras o que é empreender, definir o termo “empreendedor de sucesso” é ainda mais difícil (sem contar que o conceito de “sucesso” é muito relativo).
Então, como no Scrum, decidi dissecar um grande problema em pequenos pacotes de probleminhas, e atacá-los uma a um:
Disciplina, Honestidade e Propósito
Esses são os três pacotinhos de atributos que entendo empreendedores de sucesso têm em comum. Agora vamos aos atributos em si:
Disciplina
Disciplina me parece anti-natural, algo que foi criado para outro ser, mas não para o ser humano. “Disciplina” não como no conceito autoritário como de seguir regras. Me refiro a disciplina prática do dia-a-dia, disciplina nos estudos, nos negócios, na saúde física e mental, disciplina para passar tempo de qualidade com a família. É muito difícil dominar a disciplina. Muitíssimo difícil. A gente nasce sem disciplina. A gente luta contra a disciplina a vida toda. Mas ela é simplesmente essencial.
Empreendedores de sucesso são disciplinados e atuam em diversas frentes da vida simultaneamente com êxito.
Honestidade
Obviamente não estou falando de ser honesto. Isso é condição primária para se enquadrar como empreendedor. Empreendedores de verdade rejeitam corrupção, trambicagem, jeitinho.
Me refiro à palavra. A palavra de um empreendedor de sucesso é valiosíssima. O que ele acorda, ele cumpre. Não precisa consultar contratos, não se contradiz, não escreve em linhas miúdas. O empreendedor de sucesso olha no olho, promete e cumpre.
Inserido no pacotinho da Honestidade está também a manutenção de valores. Não me refiro aos valores éticos, pois isso também é condição básica de um empreendedor de verdade. Falo aqui de valores técnicos. Empreendedores de sucesso usam o pico de suas habilidades técnicas nos trabalhos para os quais são pagos, de forma a sempre entregarem máximo valor a quem paga.
Propósito
O empreendedor de sucesso não tem como propósito “Mudar o Mundo”.
Se você, minha colega ou meu colega empreendedor, que está lendo esse texto acha que vamos “Mudar o Mundo”, sinto lhe informar que nossas chances são estratosfericamente ínfimas. Impossíveis nunca. Apenas estratosfericamente ínfimas.
Não há propósito bom ou ruim. Não há propósito certo ou errado, melhor ou pior (A não ser, é claro, que o propósito do cara seja fazer o mal, roubar, etc). Mas partindo do princípio que esse não é o caso, ter um propósito real, seja ele pessoal, ou em grupo, é o que importa. Qual é a etnia, nacionalidade, ou religião desse propósito não importa.
Em toda a complexidade que o tema apresenta, o que sei é que empreendedores de sucesso têm propósito. O propósito é condição vital ao empreendedor. Tire-lhe o propósito e tirará qualquer chance de sobrevivência.
Escrevi esse texto para tentar definir o “empreendedor de sucesso” em poucas palavras. Escolhi três, mas falhei em minha missão.
Prova disso é o tamanho que esse texto ficou...
PS: *para todos os efeitos, nesse texto o termo “empreendedor” lê-se “empreendedorX”
Marcelo Nudel