Os 4 Inimigos do Empreendedor / Gestor

Os 4 Inimigos do Empreendedor / Gestor

Em nosso dia a dia sempre nos preocupamos como ser melhores, seja no trabalho, seja em casa, em nosso ambiente religioso ou esportivo.

Não há problema algum em buscar ser melhor a cada dia, porém o motivo de ser melhores é que está errado.

Muitos buscam ser melhores do que outras pessoas, para se gabar, se vangloriar. Deixando a soberba sobressair. Buscar o sucesso a qualquer custo.

E isso não é o um motivo ético, porque sempre há uma comparação com outras pessoas e, chegam ao ponto de primeiro denegrir e enfatizar os erros dos outros para colocar em evidências as pequenas vitórias.

Nestas atitudes há escondido ou não, um grande vilão, ou vilões.

E quero falar sobre 4 deles, os mais perigosos inimigos do empreendedor e gestores da atualidade.

O primeiro é um vilão composto. Arrogância/prepotência.

Pessoas que vestem a capa deste vilão acreditam e agem de maneira como se não precisassem de ajuda, vivem em um mundo de autossuficiência. Onde o "EU" é o que impera entre as reuniões empresariais e nos bate papos informais.

Eu fiz isso... Eu fiz aquilo... Sem mim essa empresa não anda. E assim vai.

Não acreditam que necessitam de ajuda, como: consultorias, não faz cursos, não leem livros, não possuem um coach ou mentor. Nem se quer fazem um benchmarking para saber se estão no caminho certo.

O Segundo é a Vaidade.

Essa age de forma a buscar uma superioridade sobre as pessoas, tentando constantemente mostrar que é um autoimune. Gosta de tirar vantagens a todo momento.

Se remunera acima da capacidade da empresa, busca ganhos, benefícios, vantagens de forma singular, e quando uma outra pessoa tem algo que ela não possui, busca arrancar de toda forma, mesmo se o seu cargo não lhe ofereça tal benefício. Chamado também de acumulador dentro das empresas, uma pessoa que visa a individualidade.

O Terceiro vilão é o Atalho.

Aquele que busca medidas fáceis, desorganizadas e antiéticas para alcançar os objetivos.

Buscar alternativas criativas e rápidas são sempre bem-vindas, mas esse tipo de agente busca maneiras fáceis de prosperar de forma duvidosa e aproveitadora, mesmo fazendo tudo errado sempre espera que as coisas deem certo. Persegue o faturamento rápido é fácil, alguns momentos até mascarando números para que suas comissões sejam pagas, mesmo sem a empresa receber seus ganhos pela venda. Fica avaliando propostas suspeitas e fazendo o jogo do leilão com as empresas, e no final faz planos corruptos para se dar bem.

O quarto e último: Zona de conforto.

Este não tem história para contar, pois não ousa participar de desafios. E o primeiro a desertar de um projeto quando ouve a palavra comprometimento.

Ele sempre busca o confortável, acredita e fala que está em pleno equilíbrio. Acredita que o acaso sempre vai fazer as coisas melhorarem.

Não muda, e sua frase preferida é: Em time que está ganhando não se mexe. 0X0 é melhor do que estar perdendo.

Não tem ciência do estado atual ou foge de conhecê-lo, pois se for desafiado a buscar mudanças é o memo que chamar para uma briga, e nenhum dos dois vai acontecer. Assim, fica inerte a qualquer tomada de decisão que venha ao seu encontro.

E você, conhece alguém assim em sua empresa ou se identificou com alguns destes vilões? Se existe alguém no barco com você que tenha alguma destas características, eu indico você a buscar para você ou para esta pessoa um treinamento, para que não seja jogado fora do barco, mas se por algum motivo o quarto vilão for mais forte. Já indico pular dele e buscar outro, pois o barco afundará logo logo, ou será jogado dele em breve.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente em relação aos comportamentos de seus colaboradores, buscando pessoas cada vez mais comprometidas com a visão e o porquê das empresas, hoje as empresas não queremos mais somente colaboradores, elas querem embaixadores. Pessoas que vestem a camisa, que acreditem e vendam a visão da empresa e mais, que sejam éticas. Não precisam ser as melhores, mas que sejam verdadeiras e humildes para demonstrar que necessitam buscar conhecimento e que esse conhecimento seja compartilhado com o time, de forma que possam ganhar o campeonato e não lutar sozinhas para ter o troféu de artilheiro.

Se gostou do artigo, vem comigo que posso ajudar a se livrar destes vilões!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos