Os 5's na vida pessoal

Os 5's na vida pessoal

A metodologia dos 5's, ou 5 sensos, foi criada no Japão após a Segunda Guerra Mundial, segundo algumas fontes. Essa técnica se refere aos sensos que nós devemos ter, e parte do princípio de que tudo o que temos precisa ter uma utilidade. O nome 5's vem de cinco palavras japonesas, sendo elas:

  1. Seiri - Senso de utilização e descarte. Esse princípio refere-se a descartar o que não tem utilidade. Agindo assim, liberamos espaço para o que é realmente necessário.
  2. Seiton - Senso de ordenação. Cada coisa deve ter o seu lugar e um lugar para cada coisa. Um lugar para cada coisa nos direciona para o local exato em que poderemos encontrá-la. A ordenação e arrumação evitam desperdício de tempo na procura de alguma coisa, melhorando a interação com o local de trabalho.
  3. Seiso - Senso de conservação e limpeza. Um ambiente limpo nos lembra qualidade e segurança. Este senso é caracterizado por ações simples, como recolher o lixo antes e depois de realizar um trabalho, colocando-o em local apropriado, mantendo a limpeza. A importância não está no ato em si, mas no senso que ele provoca. Podemos ver isso em jogos de futebol do campeonato japonês, em que a torcida recolhe todo o lixo do estádio sem que ninguém peça. Encontrou limpo? Deixe limpo!
  4. Seiketsu - Senso de saúde. Resulta em estar atento ao bem-estar comum, produzindo um ambiente harmonioso e produtivo, através do cuidado com a qualidade das relações no ambiente de trabalho. Desta forma são reduzidas as possibilidades de danos e acidentes, pela padronização consciente de ações preventivas, melhorando assim, a qualidade de vida.
  5. Shitsuke - Senso de disciplina. Significa tornar rotina todas as melhorias alcançadas, agir de forma rotineira, mas consciente, valorizando as conquistas proporcionadas pelo programa. Considerada uma das mais difíceis de ser alcançada dentro do programa, a disciplina é a que permitirá a evolução das pessoas e do ambiente de forma constante. Portanto, organize, conserve e, acima de tudo, sustente a disciplina.

Os três primeiros sensos referem-se ao nosso modo de agir, e os dois últimos, referem-se ao jeito de ser: emoção, atitude e comportamento.

De fácil assimilação e execução, esse método é embasado muito mais em ações práticas do que teóricas sendo incorporado à rotina sem grandes esforços adicionais. Pelo contrário, poupa tempo e agilidade aos processos.

O que começou como uma necessidade de reorganização e recuperação de um país, se transformou em um programa que antecipa e prepara o ambiente das empresas para os programas de qualidade total do mundo inteiro. E o melhor, são princípios que você pode usar na sua vida!

Como você pode viver os 5's?

Senso é o ato de raciocinar, apreciar, de julgar. Ter senso, é ter um juízo claro, entendimento, prudência e discernimento. Senso é um substantivo masculino, do latim sensu, que significa "tino", atenção. Sensato é um adjetivo que caracteriza "aquele que tem bom senso", que faz uso da razão, que age de maneira ponderada. Embora pouco usado, senso significa também sentido, direção, rumo.

Os 5's foram criados com o objetivo de criar um ambiente de trabalho adequado para uma maior produtividade. Isso aconteceu em 1950, momento em que o Japão tentava se reerguer da derrota sofrida na Segunda Guerra Mundial, e as indústrias japonesas necessitavam colocar no mercado produtos com preços de qualidade capazes de competir na Europa e EUA.

Anos mais tarde, após se transformar em uma grande potência econômica, o Japão passou a ser foco de pesquisa por organizações de outros países, desejando conhecer as ferramentas gerenciais utilizadas para justificar seus grandes ganhos de produtividade, de qualidade total, seu sistema de produção.

Dessa forma, os 5's passaram a ser adotados por várias organizações do mundo inteiro como um pré-requisito dos seus modelos de gestão.

A grande finalidade dos 5's não é apenas fazer uma limpeza, não é apenas organizar o ambiente. É uma nova metodologia para uma nova programação mental, um novo mindset para adoção de uma nova postura, um novo comportamento. As pessoas deveriam nos conhecer por viver os 5's em nossas vidas.

Quanto tempo dura um ambiente organizado na sua mão?

Andréa Maroclo

Consultora comercial | Vendas e Marketing | Relacionamento com o Cliente

4 a

🙌

Arissa Vieira Teixeira

Consultora de Educação | Esp. Recursos Hídricos | Tecnóloga em Saneamento Ambiental

4 a

Adorei 👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Andréa Maroclo

  • Isso é Coisa de Coaching

    Isso é Coisa de Coaching

    Sentada naquela cadeira, depois de um dia intenso de trabalho, em uma sexta-feira de cansaço acumulado, eu só conseguia…

  • Conhece-te a ti mesmo

    Conhece-te a ti mesmo

    "Conhece-te a ti mesmo" (transliterado do grego gnōthi seauton) é uma frase atribuída a Sócrates, Tales de Mileto e…

  • Boas Relações e o Mundo Profissional

    Boas Relações e o Mundo Profissional

    Falar sobre relações profissionais é um assunto um tanto delicado, e capaz de gerar muita diferença de opinião. Dale…

  • O que aprendemos com a carreira autêntica de Machado de Assis?

    O que aprendemos com a carreira autêntica de Machado de Assis?

    Há um mês atrás, fui convidada por uma amiga para participar de uma semana de lives no perfil dela, para falar sobre…

  • 5 lições que eu aprendi durante a transição de carreira

    5 lições que eu aprendi durante a transição de carreira

    Todos nós temos aprendizados únicos, que são formados a partir do nosso repertório, e isso é incrível, quando…

    5 comentários
  • Quem não é visto não é lembrado!

    Quem não é visto não é lembrado!

    Já escutou esse provérbio? Escuto ele desde que era pequena, mas nunca achei essa frase tão apropriada, como agora…

  • Consciência social em tempos líquidos

    Consciência social em tempos líquidos

    Zygmunt Bauman, um sociólogo polonês, de descendência judaica, nascido em 1925, classifica nossos tempos como…

    2 comentários
  • Perdemos quando nos rendemos ao piloto automático

    Perdemos quando nos rendemos ao piloto automático

    Somos criaturas de hábitos e rotinas. A automatização é um recurso que nosso cérebro encontrou para dar conta das…

    2 comentários
  • Você já analisou seu campo de força?

    Você já analisou seu campo de força?

    Autoconhecimento é uma palavra muito utilizada hoje em dia, porém é pouco praticado. O autoconhecimento nos leva a…

    2 comentários
  • Olhe para dentro se quiser descobrir seu propósito de alma

    Olhe para dentro se quiser descobrir seu propósito de alma

    Essa semana pensei muito sobre realização pessoal e meu sonho de alma. Sempre falo aqui sobre olhar para dentro para…

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos