Os 7 pecados de uma pesquisa de clima organizacional
O mercado começa a reagir depois de muito tempo. As empresas reduziram seu quadro de pessoal e agora precisam, e muito, do comprometimento de seus colaboradores (os que permaneceram) para se diferenciar e retomar o nível de atividade anterior. E só então pensar em contratar.
A pergunta é "Mas o quanto nosso pessoal está comprometido conosco? Como está o clima organizacional da nossa equipe?"
Ou você confia no "achismo" ou parte para medir isso cientificamente. Sim, estou defendendo que esta é a hora das empresas realizarem sua Pesquisa de Clima Organizacional.
Muitas dizem "Não é hora não, eu não preciso de uma pesquisa para aber que o clima está muito ruim!". Essa é uma visão distorcida. Uma Pesquisa de Clima Organizacional e Comprometimento do Colaborador não se presta somente para medir o nível do clima organizacional, mas sim — e principalmente — identificar e priorizar as oportunidade de melhoria do clima organizacional e de comprometimento dos colaboradores.
Se você viu lógica e sentido na minha defesa, ótimo! Mas antes de sair fazendo a Pesquisa de Clima, dê uma olhadinha no artigo que escrevi sobre os principais erros que as empresas não podem cometer quando querem utilizar essa ferramenta.
Boa sorte, sucesso!
E se precisar de nós do Instituto da Qualidade, estamos às suas ordens!
Roberto Leme
Diretor de projetos
(11) 2842.4901
Professor convidado | únip pós em psicopedagogia
8 aSempre importante. Ainda mais agora.