OS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS ESTÃO ADOECENDO E ADOECENDO AS PESSOAS

  A OMS, Organização mundial de saúde define saúde como estado de completo bem-estar físico, mental e social”, ou seja, tampouco a ausência de patologias.

           Quando atribuímos esta definição ao ambiente organizacional podemos pensar em diversas práticas que contribuem, ou não para a promoção da saúde. Afinal, estamos falando de uma necessidade primária de qualquer pessoa. Queira ou não a empresa pensar nisso, quando não cuidamos das diversas camadas que sustentam o ser humano em sua plena capacidade produtiva, estamos desconsiderando o potencial primordial na constituição de uma organização com capacidade de alta performance.

           Na prática é possível observar alguns fatores que têm desequilibrado o ecossistema produtivo das companhias e que, portanto, estão adoecendo as pessoas, as quais adoecem o ambiente, esse é um fluxo “retroalimentativo”. Afinal, as empresas não são organismos vivos sozinhas, a não ser que nelas não existam pessoas.

           Analise os seguintes pontos da sua organização:

1.    Os líderes e gestores têm capacidade de lidar consigo e também com outros? São exemplos em seu comportamento e inspiram seguidores por sua capacidade técnica e de ser pessoa no mundo?

2.    As práticas de governança são baseadas em controle, pressão, excessos, falta de autonomia para o time expressar sua capacidade e tomar decisões?

3.    A cultura, ou seja, as práticas e políticas da empresa, fomentam uma visão que inspiram as pessoas a produzirem em busca do seu próprio sonho e propósito?

4.    As pessoas sentem-se capazes para produzir e contribuir em suas posições?

5.    É possível errar e dizer que não sabe?

6.    Existe possibilidade de equilíbrio entre a vida e o trabalho?

7.    Existem relações verdadeiras pela qual a conversa pode ser aberta, o sentimento expressado e feedbacks que contribuam para o crescimento?

8.    Existe direcionamento e a clareza de um objetivo que promova visão de futuro o suficiente para que todos saibam o seu próprio caminho?



Assim, é possível que entender que fatores como aprendizagem, capacitação, clima, cultura, governança, liderança e inteligência emocional têm sido fatores primordiais na constituição de grandes resultados.

Com toda, certeza, você não quer para você, nem para sua empresa, que o seu ambiente fomente menos do que um enorme crescimento e perenidade. Por tanto, algumas dicas práticas podem ajudar-lhe a não se adoecer, nem também a sua organização:

1.    Coloque o ser humano no centro do seu negócio: seus colaboradores e seus clientes são quem manterão ele de pé!

2.    Tenha um motivo inspirador para que a sua empresa sobreviva no mundo e conte a todos com muito entusiasmo. Abuse das estratégias de marketing e endomarketing para isso.

3.    Tenha um bom plano de capacitação e treinamento que promovam o crescimento pessoal e técnico. Não existe um bom profissional que não seja uma boa pessoa. E, não existe inovação sem aprendizagem.

4.    Tenha um time capaz de entregar com eficiência. Assim, não será necessário sobrecarregar, nem gerar pressão excessiva. Nesse caso, muitos tomam decisão em ao mesmo tempo.

5.    Desburocratize ao máximo seus fluxos, políticas e procedimentos: o organograma não precisa ser vertical quando as pessoas são capazes de decidir e estão alinhadas com os valores da empresa.

6.    Descomplique ou diminua a quantidade de linhas de comunicação, uma conversa fluída faz o negócio girar mais rápido. Poucas reuniões serão necessárias.

7.    Deixe que o erro aconteça, conserte rápido e aprenda com isso. Constitua um sistema forte de feedback para que as pessoas tenham orientação do caminho a seguir.

8.    Tenha como premissa que os líderes sejam as melhores pessoa que puderem ser: seus exemplos irão inspirar as pessoas a comprarem seus sonhos!


Enfim, é possível concluir que, o nível de adoecimento das organizações está estreitamente associado ao nível de desenvolvimento que as pessoas que estão nele têm. Pois, todo e qualquer resultado é fruto de uma sequência de comportamentos e hábitos praticados em piloto automático. Um conjunto de pessoas doentes, adoecem seu entorno! Você escolhe o ecossistema que quer viver! Para tê-lo saudável, comece construindo e comece por você!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos