O papel do líder na saúde mental das equipes: como garantir o
bem-estar de seus liderados sem perder o foco na estratégia de negócios?

O papel do líder na saúde mental das equipes: como garantir o bem-estar de seus liderados sem perder o foco na estratégia de negócios?

A questão da saúde mental vem preocupando empresas já há algum tempo, mas com a chegada da pandemia de Covid-19 em março de 2020, o que era antes uma discussão mais lenta hoje se torna imprescindível na rotina de líderes e liderados. O Brasil tem o terceiro pior índice de saúde mental dentro de um ranking com 64 países, à frente apenas do Reino Unido e da África do Sul e 11 pontos abaixo da média geral. É o que mostra a nova edição do relatório anual do Estado Mental do Mundo, encomendado pela ONG Sapien Labs e comentado na reportagem da BBC Brasil (clique aqui para a leitura completa).

As inseguranças afloradas durante o período de confinamento, o medo da morte ou de perder algum ente querido, perda de emprego e insatisfação geral com a vida fizeram disparar os diagnósticos de ansiedade no Brasil e no mundo. Aqui, a tensão aumentou ainda mais nos últimos meses, com as eleições presidenciais e o clima de insegurança reinante no país.

A pergunta dentro das empresas tem sido, eu, como líder como posso ajudar minha equipe a ter mais qualidade de vida e, consequentemente, mais alegria no trabalho? O ponto número um é reconhecer que todos estamos enredados neste cenário de saúde mental empobrecida, inclusive líderes e gestores de todos os níveis hierárquicos.

Os RHs tem cada vez mais desenvolvido políticas de apoio aos colaboradores que partam da base, ao estabelecer ambientes saudáveis, empáticos, com metas realistas e transparência nas relações. Isso feito, cabe a cada líder garantir o cumprimento de tais políticas, e desenvolver também laços com suas equipes que valorizem confiança, reconhecimento, suporte, trabalho em equipe e reconhecimento constante.

Para manter as equipes engajadas não adianta fazer campanhas pontuais lembrando da necessidade de se promover um ambiente profissional seguro e recompensador. Esse deve ser o tom do trabalho diário, e os líderes que não se atualizarem ou se capacitarem para desafios deste tamanho, terão que enfrentar cenários ainda mais desafiadores num futuro próximo.

Se você sente que sua empresa precisa de apoio para capacitar estas lideranças, vamos conversar! Através de um trabalho bem concebido e metodologias bem aplicadas, é possível alcançar resultados expressivos para pessoas e empresas.

Rodrigo Hogera

Conselheiro Consultivo | Consultor & Mentor Empresarial | Diretor Comercial no ramo Imobiliário | Liderança | Maratonista 42Km | Especialista em Vendas, Riscos, Contratos | Produtor de Conteúdos | +178mil Seguidores

1 a

Obrigado pelo conteúdo Alessandra Gasparini Faça uma ótima quinta

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos