Os Capitais da Vida
Eu acho que o grande desafio da vida é a busca do equilíbrio. Talvez ele seja utópico, pois os acontecimentos do dia a dia invariavelmente fogem do nosso controle, mas ainda assim vale sempre a pena persegui-lo.
Alguns anos atrás eu li um artigo cujos pontos principais se transformaram numa anotação de última página do meu caderno de trabalho, para lembrar sempre. Ele versava sobre os aspectos da vida que deveríamos dar atenção todos os dias, para a busca de uma plenitude. Para estes aspectos se deu o nome de capitais da vida, que aqui reproduzo:
Capital saúde – com certeza fundamental, mas normalmente não tão bem cuidado. Embora repetido sempre em qualquer leitura, saúde não é simplesmente a ausência de doença, mas ter uma atitude proativa na vida para evitá-las, desde alimentação, exercícios, administrar bem o stress, cuidar do emocional. Como bem fez Abílio Diniz, projetando sua vida aos 80 anos a partir da perspectiva dos 20.
Capital Financeiro – complexo em tempos de nível de desemprego alto, dentro do possível tem a ver com viver o presente de forma satisfatória, mas sem desprezar a importância de poupar para o futuro, em especial num país como o Brasil onde temos muita instabilidade e pouca assistência do governo em relação ao nível de impostos que pagamos
Capital intelectual – o long live learning é uma realidade inquestionável. O conhecimento é efêmero e tem prazo de validade cada vez mais curto. Conseguir acrescentar novas informações à vida de forma agradável e natural, vindas das mais diversas fontes, nos torna capazes de enfrentar novos desafios e as inevitáveis mudanças com mais tranquilidade.
Capital Social – várias pesquisas sérias indicam o quanto um bom relacionamento social é um fator chave para felicidade na vida. Em tempos digitais, o número de conexões sociais é muito alto, mas normalmente indicam quantidade, não a qualidade. Confiando na lei da atração, fazer o bem nos traz de volta o bem, ter amigos e familiares próximos e queridos torna a caminhada da vida mais sustentável.
Capital Espiritual – não importando qual a religião de cada um, a espiritualidade é um pilar da vida altamente relevante para nos dar a sensação de paz interior, reduzindo a importância dos aspectos materiais da vida. Nos ajuda muito também a enfrentar os inevitáveis revezes, nos dando força para seguir em frente.
Certamente não temos um manual de instruções ou guia para conduzir a nossa vida com o desejado equilíbrio, pois os contextos e as pessoas são únicos. O convite é para que façamos constantemente reflexões sobre a forma como estamos conduzindo nosso dia a dia, saindo do “piloto automático” e usando da sabedoria para dosar adequadamente os 5 capitais que aqui mencionei.
Enjoy!
Strategic Sourcing I Gerente de Suprimentos I Gerente de Compras I Almoxarifado I Materiais I Estoque I Procurement I Imports I Facilities I Sólida experiência em Gestão de equipe, Negociação e Prospecção de Fornecedores
4 aFernando, sem dúvida que ao "desligar" o piloto automático e tomar o "volante" para escolher o caminho é sempre a melhor opção.... Capitais da Vida, excelente texto para reflexão, parabéns!