Os desafios da educação na era tecnológica
O que tratarei neste sucinto artigo não é mais novidade para ninguém, muito menos para os educadores país a fora, que sá, mundo.
Hoje, mais do que nunca se imaginou na história (recente) da humanidade, nos deparamos com o crescimento irrefreável das novas tecnologias nos mais diversos setores da sociedade e não poderia deixar de ser diferente dentro das paredes da escola. Temos com isso, não só uma nova forma de acesso ao conhecimento, como também novas formas de produção.
Você com certeza deve ter ouvido a famosa expressão que diz que "temos uma escola do séc. XIX, com professores do séc. XX e alunos do séc. XXI" (atribuída à José Pacheco, educador na escola do Porto/da Ponte). Ainda hoje, em cursos de graduação e pós graduação vejo persistir uma dada insistência com quê de birra por parte de educadores que negligenciam ou mesmo impedem o diálogo das tecnologias com o fazer pedagógico.
Algumas "desculpas" recorrentes como "mas o uso de celular em sala de aula é perigoso" ou "os alunos não aprendem como os de antigamente" são muito facilmente disseminadas e com isso criam a ideia coletiva entre os profissionais de que a revolução tecnológica é perigosa. Ledo engano.
Assim sendo quais são os maiores desafios dessa era, em termos educacionais?
Nessa breve apresentação eu trago quatro pontos para que sirvam de reflexão aos educadores nas suas práticas cotidianas:
- Não negligenciar o espaço e as possibilidades do trabalho pedagógico associado às novas tecnologias;
- Tornar os novos mecanismos de busca e criação de conteúdos fortes aliados da prática docente;
- Ressignificar a relação entre os conteúdos apresentados e o mundo concreto;
- E um importantíssimo ponto: Formação continuada;
Acredito que a nova realidade, para alguns professores, seja complexa já que a forma de aprender e ensinar hoje é completamente diferente de alguns poucos anos atrás. O aprender a aprender e o aprender a fazer imperam sobre o aprender com algo ou alguém como era antes. Demanda investimento, tempo, reinvenção da prática, constante aprendizado por parte do educador e estímulo aos educandos. São tempos de novas, maravilhosas e inovadoras oportunidades de construção da humanidade e da sociedade.
Em qual século você e sua escola querem estar?
Rachel Nery
Estagiária | Escola Estadual Menezes Vieira
4 aSua publicação ativa pontos importantes para educação, que devem ser vistos com muito cuidado pela sociedade e por todos educadores. A tecnologia é uma arma primordial para o conhecimento de todos. Só temos que saber usá-la. Foi escrita há algum tempo, porém muito atual. 👏👏👏👏