Os desafios da Gestão na Era Digital
Big Data, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, Robótica, Digitalização... A transformação digital exige de gestores e líderes habilidades bem diferentes para lidar com o profissional 4.0.
Nunca foi tão alto o número de informações e dados que chegam até nós todos os dias. Saber gerenciá-los é o maior desafio da atualidade, o que demanda muita capacidade de atrair e reter talentos.
A primeira etapa da boa gestão na era digital é promover mudanças na cultura organizacional, nas estratégias de recrutamento e na forma de gerir e desenvolver talentos.
Parece muito complicado à primeira vista, mas não é, na verdade.
Para te ajudar nesse desafio, a seguir, listamos alguns passos para que a gestão na era digital seja feita de maneira eficiente e voltada ao profissional 4.0:
1. Adotar uma estratégia de negócios com foco no digital
Antes de investir em qualquer ação, é fundamental que a empresa crie uma visão clara sobre como ela acredita que as novas tecnologias ajudarão a gerar mais valor.
Isso vale para os benefícios trazidos aos profissionais e clientes, conferindo mais vantagem competitiva no mercado.
Com essa visão bem clara, cabe à empresa utilizá-la como guia para o negócio e também para gerir os talentos dentro da organização.
2. Criar uma mentalidade e competências digitais
Outra realidade trazida pela transformação digital é que, agora, uma mentalidade e competências digitais trazem maior performance que habilidades técnicas.
Alinhar os profissionais 4.0 ao mindset digital é primordial. Não basta, portanto, focar somente nas ferramentas tecnológicas e se esquecer de que as pessoas devem evoluir ao mesmo tempo.
Algumas habilidades essenciais ao profissional 4.0 são:
- Adaptabilidade;
- Visão de negócio;
- Colaboração/ trabalho em equipe;
- Pensamento conceitual;
- Determinação;
- Alfabetização digital;
- Mindset global;
- Inovação;
- Abertura para aprender;
- Orientação para resultados.
3. Mudar os processos de liderança e comando
Muitas empresas ainda estão engessadas nos antigos sistemas de hierarquia. Na era digital, essa estrutura não tem mais espaço.
Por isso, é fundamental que sejam adotadas mudanças no que diz respeito a comando e controle para permissão e colaboração.
Na era digital, o papel dos líderes é permitir uma colaboração em vez de comandar e controlar. Isso compreende, inclusive, estimular uma colaboração coletiva e dar mais autonomia aos profissionais.
4. Priorizar a agilidade em toda a organização
A era da Indústria 4.0 não tem mais espaço para processos lentos e burocráticos. Agora, a agilidade é o principal elemento para mobilizar os profissionais 4.0.
As mudanças acontecem de forma exponencial, então por que os profissionais devem evoluir de forma linear?
Uma forma de combater isso é adotar um estilo de liderança menos centralizador e dar mais liberdade aos profissionais. A inclusão de métodos ágeis, como o Scrum e o DevOps, por exemplo, também ajuda nesse desafio.
A era digital apresenta uma série de desafios às organizações e aos profissionais. Mudar as formas de recrutar, desenvolver profissionais e enxergar processos e clientes é primordial nessa hora de mudança.
Que tal começar a pensar diferente a partir de agora?
Muito bom!