Os desafios da sustentabilidade no Carnaval #4
Provavelmente você já ouviu alguém falar que o ano só começa após o Carnaval, então finalmente 2024 começou, afinal a folia acabou. Em meio a tantas comemorações e festas, você já parou para pensar sobre o impacto desse evento para a sustentabilidade?
Na maior festa popular do Brasil, o Carnaval reúne milhões de pessoas para comemorar esse grande acontecimento seja em espaços públicos ou privados. Apesar disso, quando refletimos sobre a sustentabilidade, nos deparamos com diversos desafios principalmente com as questões relacionadas a geração de resíduos. Muito embora, cada vez mais pode-se notar o investimento de patrocinadores e prefeituras nos serviços de catadores autônomos, cooperativas de reciclagem e destinação correta dos materiais gerados durante esse período.
Segundo dados da Exame, em 2024 a fabricante de bebidas Ambev investiu R$20 milhões para melhor organização e logística durante a folia, principalmente pensando nos ambulantes e catadores de materiais recicláveis. Comparado ao ano passado, a empresa destinou R$5 milhões para realizar a logística reversa dos resíduos gerados no Carnaval, ou seja, podemos observar maior investimento prévio e espera-se que seja possível ao menos repetir a quantidade de resíduos coletados em 2023.
Quando observamos números, apenas as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, em 2023, geraram mais de 1,7 toneladas de resíduo – o volume equivale a produção média de 5 mil pessoas em um ano.
Outras instituições privadas como o Instituto Heineken direcionam seus incentivos para realizar a gestão de resíduos recicláveis em apoio ao Pimp My Carroça e Cataki – iniciativas que apoiam os catadores de materiais recicláveis.
Na Sapucaí, a escola verde e rosa Mangueira liderou uma grande iniciativa de transformação rumo à sustentabilidade. Por meio do projeto Mangueira Sustentável, a diretoria recebeu um certificado de “Carbono Zero”, compensando 180 toneladas de carbono do seu desfile e, dando visibilidade para o tema do meio ambiente e mudanças climáticas.
Recomendados pelo LinkedIn
O que é o Carbono Zero?
A iniciativa do Carbono Zero visa não apenas neutralizar as emissões de gases de efeito estufa, danosos para saúde do meio ambiente, mas sim zerar sua geração. Para que isso ocorra de maneira efetiva, a empresa precisa estar em constante comprometimento e consciência sobre a quantidade de CO2 emitido nos seus processos de produção com o objetivo de manter suas emissões a nível zero.
São diversas as ações que possibilitam que uma empresa faça parte desse movimento, como a utilização de energias renováveis – geradas a partir de recursos naturalmente reabastecidos, crédito de carbono – compensação do carbono utilizado durante o processo produtivo, recuperação de áreas degradas, utilização de materiais reciclados, entre outras práticas sustentáveis.
Sabemos que essa festa ainda proporciona diversos desafios para sustentabilidade, porém quanto mais empresas, governos e pessoas se conscientizarem e se preocuparem com a temática, mais avanços conseguiremos atingir. E você, conseguiu aproveitar seu Carnaval pensando também na sustentabilidade?