Os desafios do enfermeiro recém-formado
Em qualquer profissão, passar da condição de estudante para profissional pode desencadear conflitos. Com o enfermeiro recém-formado não é diferente. É preciso aprender a lidar com esses conflitos, um a um, visando o sucesso profissional.
Com o Método Carreira Impactante, preparo os recém-formados para os processos seletivos de programas de trainees em empresas. Por isso, listei os 3 principais desafios que o enfermeiro recém-formado precisa vencer:
1. Aprender a ser líder
Muitos enfermeiros foram auxiliares e técnicos de enfermagem antes de entrarem na faculdade. Do dia para a noite, ao entrarem no mercado de trabalho, precisam mudar o comportamento: de subordinado para líder.
Essa dificuldade em mudar o mindset faz com que sejam, muitas vezes, reprovados nas dinâmicas dos processos seletivos de programas de trainees em empresas. Não basta ser excelente tecnicamente e tirar 10 nas provas, é preciso treinar o comportamento de liderança.
Hoje, a maior necessidade das empresas está centrada nas questões comportamentais!
2. Especializar-se
Se você é estudante de enfermagem ou enfermeiro recém-formado, sabe que a área da saúde é extremamente competitiva. Por isso, se puder, é importante se especializar com uma pós graduação.
Escolha a área baseando-se em suas potencialidade e aptidões. Se ainda não as conhece, vale investir antes em um coaching, visando o autoconhecimento.
3. Conseguir a primeira oportunidade sem ter experiência
Existem dois tipos de empresa no mercado. As que preparam os profissionais para o mercado, que dão oportunidade para quem não tem experiência; e as que desenvolvem os profissionais para si, exigindo experiência prévia.
Como enfermeiro recém-formado, você deve focar no primeiro tipo para, após adquirir experiência, focar no crescimento dentro do segundo tipo.
Minha dica é participar de programas de trainee ou cursar uma residência em enfermagem que, geralmente, é 80% prática e 20% teórica, garantindo a experiência necessária para sua entrada no mercado de trabalho.
Quer saber mais? Conheça meu Método Carreira Impactante, voltado exclusivamente para enfermeiros recém-formados. Dúvidas? Fale comigo.