Os desafios dos Projetos Tradicionais na Era da Transformação Digital
A implantação das Boas Práticas em Projetos Tradicionais liderada pelo PMI foi o movimento mais importante na cristalização e aplicação de conhecimento aplicado para o sucesso dos projetos. Se olharmos bem, muitos empreendimentos e projetos tiveram na espinha dorsal de seu sucesso um planejamento com desafios e bloqueios vencidos graças a estas práticas. Um observador incauto pode achar que foi natural, fácil e que teria acontecido de qualquer forma. Não foi assim. Quem acompanhou sabe.
Da mesma forma temos hoje a Transformação Digital. Não apenas as das grandes empresas, mas as transformações das pequenas e médias empresas, governos, cidades, comunidades e pessoas. Ao final, são as pessoas que são ao mesmo tempo o objetivo e o motor das Transformações Digitais.
A Transformação Digital é mais do que aplicativos para celular, Rede Social, sistema ERP na nuvem, automação de marketing digital ou integração do seu e-mail com a plataforma CRM, etc. A Transformação Digital refere-se ao aumento da conectividade entre pessoas, processos e produtos. E está só no começo.
Tem-se então os 2 pilares da Transformação Digital: as pessoas e a tecnologia. No âmbito de um projeto estes pilares são de tamanha importância que podem afetar muito amplamente a forma de conduzi-lo.
Então, se existe uma mudança em curso nas pessoas, empresas e tecnologia e projetos, como o GP deve se adaptar? Seguem algumas sugestões:
1 - Adote um estilo de liderança flexível. Os times terão dinâmicas diferentes, variando daqueles que exigem comando e controle até aqueles que trabalham de forma mais autônoma, com pouca orientação. Saiba perceber as nuances e incentive cada time naquilo que ele é bom. Tratar coisas diferentes de forma igual é a receita para o fracasso;
Recomendados pelo LinkedIn
2 - Incentive a inovação. Independentemente da dinâmica do time, inovação é essencial para qualquer negócio, projeto ou time. Incentive a busca de soluções criativas. Busque energizar o time na entrega de VALOR para o cliente;
3 - Use a tecnologia em seu favor. A tecnologia desenvolveu plataformas que auxiliam o GP num ritmo assustador nos últimos anos. Aprenda sobre ClickUP, Jira, Slack, Trello, Miro e tantas outras plataformas que aumentam a produtividade e a conectividade entre a equipe. Você verá que é possível avançar muito mais ou mais rapidamente com elas;
4 - Faça o Marketing Digital de seu projeto. Adaptando a velha máxima, “não basta ser bom; ter que parecer bom”. Isto significa produzir conteúdo e estar presente no ecossistema digital das empresas com as quais seu projeto interage.
5 - Saiba mais sobre Gerenciamento Ágil de Projetos. Existem muitas práticas ágeis que são totalmente aplicáveis ao Gerenciamento Tradicional de Projetos. Conheça sobre Product Backlog, Análise de Persona, Entrega de Valor, Sprints, Transparência e outros.
Em suma, a Transformação Digital está provocando e continuará a provocar alterações sensíveis na forma em que gerenciamos projetos e exigirá uma capacidade de adaptação muito maior do GP.