Os desafios para a Implantação do BIM

Os desafios para a Implantação do BIM

Cada vez mais, o BIM tem sido assunto na construção civil. Nos últimos anos vimos a multiplicação de eventos, cursos, políticas públicas e, o fato mais relevante, a criação do chapter Brasil da BuildingSMART, no fim de 2023.

Isso demonstra a tendência crescente da adoção do BIM, o qual, em poucos anos, deverá ser unânime.

Contudo, quais os reais desafios para a virada de chave para o BIM? Embora haja uma extensa bibliografia sobre o assunto, quero focar aqui em questões mais práticas do dia a dia:

1. Compreender o que é o BIM –

Arrisco dizer que uma porcentagem muito grande das pessoas que ouviram sobre BIM ou que pretendem implantá-lo em suas empresas, não entendem o que é.

O BIM não é um software ou uma tecnologia, mas um sistema de trabalho, um sistema de produção para edificações, totalmente diferente do método antigo. Basicamente, o projeto é desenvolvido e a obra, executada, em um ambiente virtual provido de todas as informações de materiais, serviços e processos, assim como a possibilidade de quaisquer medições e simulações. Isso é completamente diferente da etapa de desenho (representação gráfica) usada em projeto, ou o planejamento através de planilhas e gráficos. No BIM, grosso modo, fazemos tudo primeiro no computador para depois replicar na realidade, o que garante a antecipação de diversas ocorrências.

2. Mão de obra capacitada –

Hoje temos uma infinidade de coordenadores e gestores BIM, no entanto, outros estágios do ciclo de produção carecem de mão de obra qualificada, o que compromete todo o processo. Temos muitos modeladores sem conhecimento de projeto, que, simplesmente, não compreendem como produzir um modelo eficaz do ponto de vista paramétrico. Em virtude disso, muitos modelos BIM acabam por ser apenas maquetes eletrônicas, não cumprindo seu real propósito.

Por outro lado, profissionais de obra ainda não entenderam como usar o BIM, sendo muito apegados a documentação 2D (pranchas de desenho), planilhas e a processos construtivos obsoletos e manuais. Recursos como uso do modelo em obra, processos automatizados de construção, uso de AR e nuvem de pontos, ainda são subutilizados.

3. Mudança de mindset –

Para uma implementação eficaz do BIM, os profissionais da construção civil, sejam diretores de construtoras e incorporadoras, seja um auxiliar de pedreiro, devem abandonar os preconceitos, perder o medo e abraçar a inovação tecnológica. O BIM é uma transformação inevitável e não há como ignorá-lo. Porém, ele não vem para trazer custos ou extinguir empregos, mas proporcionar novas formas mais eficientes de se construir, com maiores potencialidades de projeto aliadas a menores prazos, orçamentos mais racionalizados e enxutos e processos mais eficientes e seguros.

É importantíssimo pesquisar e se aprofundar no tema. Há dez anos eu comecei a minha jornada no BIM e me apaixonei pelo tema. Garanto, que todo profissional que se debruçar de modo franco em conhecer mais, também irá mudar sua opinião para o que já é o futuro.


Mario Mancuso

Coordenador de BIM na Precisa Engenharia


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Precisa Engenharia e Consultoria

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos