Os Dez Erros Que Cometi. E O Que Pude Aprender Com Eles.
No artigo de hoje gostaria de compartilhar com os amigos algumas dicas baseadas em experiências por mim vivenciadas durante 30 anos de carreira. Espero poder ajudar aqueles leitores mais prudentes e atentos ao seu desenvolvimento profissional.
1. Produtividade
Baladas frequentes durante a semana diminuem nossa produtividade no dia seguinte. Lembre-se de que enquanto você estiver desfrutando momentos de descontração com os amigos, o futuro executivo bem sucedido estará de algum modo, desde já, aperfeiçoando seus conhecimentos.
2. Atualização
O cenário econômico-político-social tem sofrido mudanças muito rápidas a tal ponto de muitos de nós sequer percebê-las. Portanto, leia muito. Entenda seu segmento de mercado, adquira conhecimentos gerais, e aperfeiçoe-se sempre academicamente.
3. Foco
Encontramos-nos fora de foco quando estamos fisicamente na empresa, mas a mente não está lá. Esse estado de atenção é muito nocivo, pois nos impede de observarmos o nosso ambiente corporativo com clareza. Consequência disso são desentendimentos dos mais variados entre as pessoas, falhas em operações diárias e entrega equivocada nos resultados.
4. Alinhamento
Acredite: Mudar pessoas ou empresas de acordo com nossa vontade é tarefa extremamente difícil; na maioria das vezes, impossível. Por isso, ao escolher uma empresa para trabalhar, conheça antes bem suas políticas e objetivos (eles existem, mesmo que velados); e verifique se estão alinhados aos seus valores e expectativas pessoais, assim evitando quaisquer frustrações.
5. Liderança
Não espere encontrar lideres perfeitos. Se você conseguir ser um bom líder de si mesmo, sendo disciplinado, respeitando os outros, respeitando as regras, sabendo organizar-se e entregando os resultados esperados pela organização, já é um bom caminho.
6. Resiliência
Talvez um dos nossos maiores desafios pessoais dentro do ambiente corporativo sejam os melindres e conflitos internos.
Para obter um saudável futuro profissional, o melhor é suportar cenários complexos, procurando aprender com eles e não sofrer com eles. Não revide eventuais agressividades recebidas, não critique os colegas e mantenha sempre o controle emocional equilibrado. Lembre-se: Assuntos da empresa estão acima dos nossos interesses pessoais. Concentre-se neles como prioridade. Somos avaliados não apenas pelo nosso conhecimento, mas, sobretudo pelo nosso comportamento.
7. Autoconhecimento
Uma empresa que tem objetivos e faz regularmente seu planejamento estratégico está à frente no mercado. Vejamos o exemplo da Natura. Nós enquanto profissionais que desejamos sucesso, também precisamos de objetivos claros e planejamento de carreira para obtermos sucesso.
8. Amizades
Um olhar mais atento ao mercado de trabalho faz-nos chegar a uma simples dedução: A maior parte das recolocações atualmente ocorre através da indicação de um amigo ou parente. Por isso, mantenha as amizades e cultive novas. Além do aprendizado mútuo, nós precisamos uns dos outros para sobreviver. Tecnologia ajuda no assunto, mas lembre-se do que o Obama disse há pouco tempo: “Amarre seus sapatos e vá falar pessoalmente com os amigos!”.
9. Motivação
Seja lá onde estivermos, a motivação pessoal estará sempre em nossos ideais, valores e objetivos de vida. Se obtivermos algum suporte da empresa, família ou amigos para atingi-los, então ótimo! Mas aviso que obter ajuda alheia não é regra geral. Pelo contrário, nós somos os planejadores e executores de nosso próprio destino.
10. Empreendedorismo
Relações homem-empresa têm mudado de modo rápido, intenso e agressivo em função do mercado atual.
Seja lá onde você estiver ou queira estar no futuro, pensar como empreendedor lhe trará a grande vantagem de adaptar-se mais às mudanças, superar mais obstáculos, entregar mais resultados e, portanto ser um profissional realizado.
Sucesso a todos!
Se gostou do artigo, por favor compartilhe!
Owner, Conect Projetos de Sistemas Eletro-Eletrônicos Ltda
7 aBoa Saulo, não sabia que escrevia, tenho estado longe do Linkdin, abraços