OS DOIS LADOS DA MOEDA CELEBRAÇÃO E PLANEJAMENTO
Os “dois lados da moeda” o que é sabedoria popular, foi para nas telonas dos cinemas, nas cenas dos filmes “Matador de Aluguel com Patrick Swayze” e do filme do “Batman Cavaleiro das Trevas - a Gangue Duas Caras“, que representa os dois pontos ou os contrapontos de uma situação.
Assim sendo, utilizando de forma lúdica tal mecânica para o mundo empresarial, temos a chegada do o mês de dezembro, reta final de mais um exercício; hora de celebrar os resultados auferidos e realizar o planejamento para o próximo exercício, os dois lados da moeda”.
Talvez possa surgir um questionamento, mas eu não consegui atingir as metas estabelecidas; se aconteceu tal situação, continue sim celebrando, pois chegou a um ponto; entretanto há de se questionar o(s) motivo(s) pelo(s) qual (ais) não foi possível atingir os objetivos traçados; será que não foi em função de condições adversas, falta de recursos ou foi por inercia própria?
Bem; mas celebrar sim, pois ocorreu uma conquista e utilizar os aprendizados positivos ou negativos para o outro lado da moeda.
E qual seria o outro lado da moeda? Evidentemente que corresponde ao planejamento estratégico, para os próximos exercícios e como diz aquele apresentador de televisão dos domingos: “Tanto do lado pessoal como Profissional”.
O importante é que possa refletir e tomar as medidas para as adequações e/ou correções para as mudanças de atitudes e provocar as mudanças necessárias.
Somente tome cuidado para que não ocorra à terceirização de responsabilidades em suas novas atitudes; tenha certeza que somente você no lado pessoal, e sua empresa do lado profissional possam ser responsáveis pelo novo futuro a curto, médio ou longo prazo.
Não há mágica, soluções milagrosas e nem sorte, somente com o conhecimento, informações e principalmente com situações vivenciadas do dia a dia poderá se refletir diretamente no planejamento a ser traçado para o novo futuro. Especificamente no lado empresarial, utilize e compartilhe com sua Equipe, escute as soluções propostas, pois melhor do que ninguém eles sabem o caminho e soluções a serem incrementadas.
Busque sair da armadilha das “zonas de conforto” e pense em agir de forma positiva, ao invés de falar “eu queria” fale eu quero, “vou fazer” e sim “já fiz”, certamente facilitará em seu dia a dia, procure utilizar as duas orações básicas da vida, que modestamente em minha opinião, que corresponde a Oração de São Francisco de Assis, “É dando que se recebe” e a oração de São Lázaro “levanta-te e anda”, que no mundo globalizado corresponde a sigla TBC – “Tire a bunda da Cadeira” e se permita viver e de forma leve e redimensionar seus propósitos e prioridades.
Se você gostou deste “post”; gostaria de obter seus comentários, bem como, que indicasse aos seus amigos (as).
Mais “post” meus vinculados aqui.
$aúde, $uce$$o, $empre
Marcos Costa
Ex-Conselheiro do CARF | Gestão e Consultoria: Contábil e Tributária
5 aMuito bom!