Você sabe usar a sorte a seu favor? Seja na vida profissional, seja em empreendimentos, torne a sorte sua aliada estratégica!
Bem-vinda(o) à Newsletter Marketing do Valor! Estratégias de marketing e vendas para o sucesso do seu negócio. Clique em ‘Assinar’, e receba uma notificação a cada edição! @adrianopedrobom
Nossa necessidade de controlar as coisas nos faz pensar que temos sempre que encontrar uma relação direta de causa e efeito sobre o que nos acontece. Se alguém ganhou na loteria, há uma causa… se sofreu um acidente, há uma causa… se prosperou nos negócios, há uma causa… se encontrou o emprego dos sonhos, há uma causa…
Concordo que, muitas vezes, sucesso ou insucesso em qualquer área da vida surgem a partir de uma ou mais causas identificáveis. Mas desprezar o efeito dos eventos aleatórios é um grande erro. Estamos sujeitos a uma grande quantidade de eventos não previsíveis, sem relação direta de causa e efeito, ou sem aparente previsibilidade.
Se você já assistiu ao filme Match Point, de Woody Allen, vai se lembrar de uma imagem metafórica incrível que acaba sintetizando o sentido do filme: uma bola de tênis que quica na rede e tem a possibilidade de cair para um lado ou para outro, definindo o vencedor do jogo.
Já no início do filme lemos as seguintes palavras:
O homem que disse “Prefiro ter sorte a ser bom”, entendeu o significado da vida. As pessoas temem ver como grande parte da vida depende da sorte. É assustador pensar que boa parte dela foge do nosso controle. Há momentos numa partida em que a bola bate no topo da rede e, por um segundo, ela pode ir para o outro lado ou voltar. Com sorte, ela cai do outro lado e você ganha. Ou talvez não caia e você perca.
Não vou fazer spoiler do filme, mas posso assegurar que o que está em jogo na trama toda é a grande ação da sorte sobre os eventos humanos.
E o que isso tem a ver com a sua carreira e seus negócios? Tudo.
Recentemente reli o livro “Como ter sorte” de Max Gunther. O mesmo autor de “Os axiomas de Zurique”. É uma leitura interessante. O autor aposta na ideia de que é possível estimular a sorte a partir de 13 (por que será que escolheu esse número?🤔) princípios a serem adotados por qualquer pessoa comum. Ele apresenta histórias de diversas personalidades famosas que tiveram seus caminhos de sucesso impulsionados, segundo ele, pela sorte. Na época em que ele foi repórter da revista Newsweek chegou a entrevistar várias dessas personalidades pessoalmente.
Achei muito interessante a abordagem de Max Gunther sobre a sorte, e quero compartilhar com você 3 dos 13 pontos que ele abordou em seu livro, e que considero de rápida e fácil aplicação para sua carreira ou empreendimento.
USANDO A SORTE A SEU FAVOR
1. Sorte é diferente de planejamento. E saber a diferença entre as duas coisas é fundamental para trazer a sorte para o seu lado. Muitas vezes estamos sujeitos a um acontecimento que não depende de nossa iniciativa, e menos ainda do nosso planejamento, mas que influencia diretamente nossos resultados.
Por exemplo: um restaurante fecha suas portas em função de uma situação pessoal do proprietário, e outro restaurante, localizado uma quadra acima, tem um aumento repentino de demanda. Se o dono deste segundo restaurante começar a acreditar que o aumento no número de clientes aconteceu porque ele modificou seu cardápio, porque seu atendimento é melhor, ou por qualquer outro motivo sob seu controle, poderá estar, de fato, desprezando a sorte que lhe favoreceu.
Que mal há nisso? Se o proprietário sortudo considerar que o aumento da demanda é mérito seu, pode ‘baixar a guarda’ e ser surpreendido pela reabertura do restaurante concorrente nas mãos de novos sócios com um novo ambiente, nova identidade visual, nova proposta culinária… E então? Nesse caso, se ele perder clientes vai dizer que foi azar?
Portanto, se o seu resultado e/ou oportunidades melhorarem em função da sorte, entenda isso, e se planeje para manter/ampliar os ganhos. Reconheça quando a sorte lhe trouxer um presente.
2. Esteja em muitos lugares, com frequência. Faça contato com muitas pessoas, envolva-se. Considere que cada potencial conexão sua seja uma porta para oportunidades.
As pessoas que você conhece podem ter bons relacionamentos justamente com que você deseja entrar em contato: aquele investidor interessado em seu ramo de atividade; aquele diretor que pode receber você em uma reunião para analisar seu produto ou serviço; aquele headhunter que busca alguém justamente com o seu perfil para uma vaga estratégica de seu cliente; ou simplesmente uma pessoa que deseje comprar um carro como aquele que você está vendendo.
Recomendados pelo LinkedIn
Mas é importante seguir a recomendação de Gunther:
“Os elos devem ser fortes o suficiente para que as pessoas saibam quem você é, o tipo de trabalho que faz, quais são seus interesses, que tipo de recompensa você procura na vida.”
3. Escolha a sorte. Muitas vezes seguimos um caminho que nos parece ter tudo para dar certo. Pode ser um novo empreendimento, uma nova carreira ou qualquer outra iniciativa promissora. Até que, por algum acaso da má sorte, as coisas começam a não funcionar. O produto que idealizamos é superado por uma tecnologia de última geração que surgiu recentemente; uma mudança na legislação tornou os custos do nosso serviço pouco competitivos; a empresa em que você começou a trabalhar foi vendida para um grupo empresarial com valores muito diferentes dos seus...
Qualquer que seja a situação adversa, o fato é que agora, o que antes era um futuro promissor, passa a ser um presente indesejável.
Nas palavras de Gunther:
“A reação de sorte é esperar um tempo e ver se os problemas podem ser resolvidos ou se vão embora, e, então, se a resposta for não, pular fora. Reduza as perdas ao máximo. Isso é o que os sortudos normalmente fazem. Para colocar de outra forma, eles têm condições de escolher a própria sorte. Atingidos pela má sorte eles a descartam, libertando-se para procurar melhor sorte em outro empreendimento.”
Dizem que "Sorte é quando a preparação encontra a oportunidade”. Também penso assim. E desejo que você esteja bem preparado para aproveitar cada momento de sorte em sua vida!
Abraço, e sucesso pra você!
Prof. Adriano Pedro Bom
@adrianopedrobom www.linkedinparanegocios.com.br
✅ Você gostaria de apoiar nossa iniciativa?
Então Compartilhe, comente, assine nossa News!
✅Sobre Adriano Pedro Bom
Apaixonado por livros, música e por aprender. Mentor, Professor, Consultor e Palestrante nas áreas de Marketing, Vendas e Liderança. Em 2002 fundei a Propter Desenvolvimento Gerencial, e desde então já atendemos a mais de 500 organizações em todo o Brasil, desde multinacionais de grande porte a pequenas empresas emergentes.
Autor do curso LINKEDIN PARA NEGÓCIOS, uma formação EAD completa que detalha o passo a passo sobre como utilizar a plataforma Linkedin para desenvolver clientes e novos negócios.
Orientador de mais de 120 projetos de negócios, bem como avaliador de planos de negócios para incubadoras de empresas.
Mestre em Estratégia Empresarial (Unicamp), Formado em Engenharia Agrícola (Unicamp), Especialista em Musicoterapia (FMU) com diversas pós-graduações em negócios no Brasil e exterior, depois de mais de 25 anos de carreira decidi dedicar-me pessoalmente à mentoria de empreendedores e de profissionais liberais que desejam ter seu próprio negócio.
✅Vamos conversar?
contato@propterdg.com.br
#vendas #marketing #marketingdigital #estrategia #startup #empreendedorismo #negócios #adrianopedrobom #recursoshumanos #linkedinparanegocios
Psicóloga
1 aO personagem se revelou um psicopata. Existe sorte sim e a indústria de auto-ajuda, coaches e derivados vendem e manipulam para que as pessoas acreditem que elas podem controlar tudo.
Finanças | FP&A | Gestão Financeira | Controladoria|
3 aMuito bom ... Parabéns
Diretor da CriaCorp | Especialista em Qualidade Total | Treinador de Gestores | Voluntário de Causas Sociais | Autor do livro Qualidade Total - Organizações Excelentes | Incentivador do Empreendedorismo Feminino
3 aAdriano Pedro Bom meu amigo, muito adequada a abordagem. Todos estamos sujeitos às "obras do acaso" que podem nos favorecer ou atrapalhar a menos que estejamos preparados para aproveitar as oportunidades ou nos defender dos danos. Abraços.