Os dois lados da moeda
....o momento econômico atual ( e também político pois existe a interdependência ) faz com que as empresas - em razão da queda nas receitas face o menor consumo via de regra gerado pela inflação e seus reflexos - redução do poder de compra, mudança nos hábitos de consumo, desemprego em alta ,etc - busquem revisar suas contas orçamentárias - corte nos custos, pressão por preços, risco de crédito - e se adaptar ao cenário do momento ou seja, fazer mais com menos. Nesta reinvenção ( opa, já passamos por isto...reengenharia ), sem dúvida uma das principais contas de redução refere-se a pessoal... menor jornada de trabalho, redução de salários, acordos sindicais e DEMISSÕES....
Entretanto, faço uma reflexão..:
Dar atenção agora da conta custos de estrutura, inadimplência, diminuição dos riscos de crédito, vendas rentáveis, alavancagens financeiras que não remuneram investimentos são lições que já deveriam ter sido incorporadas na gestão empresarial - visto as variáveis econômicas das últimas décadas...mas sim, ações necessárias , importantes e imediatas para o momento, MAS.... é preciso olhar o mercado, ´´ler ´´ e ´´entender´´ o que ele diz, o que ele mostra, o que pede.
Será que os clientes revendedores, varejistas de grandes corporações mas de pequeno e médio porte estão fazendo o mesmo ?? será que eles tem esta mesma visão ?? será que eles estão pedindo ´´ajuda´´ na gestão do negócio e envolvido por questões internas as empresas não vêem estas janelas de oportunidades.
E a inovação? Novos e melhores produtos/serviços. Criar demanda a preços que o mercado pode absorver. Investir em qualificação ... atendimento ao cliente...falar com ele e entendê-lo. O que estamos fazendo pelo cliente... o que estamos fazendo olhando para a frente.. para o norte... quais os planos de futuro, lembrando sempre que os planos não sobrevivem se não olharmos o mercado.
Por outro lado, o que as pessoas buscam ...um emprego ou um trabalho. O que os profissionais realmente podem contribuir para com as empresas... quais as vantagens que podemos oferecer ?? Estamos preparados, podemos alavancar resultados para a empresa. De que maneira agregamos valor ? Temos conhecimento suficiente da operação da empresa e de seu mercado ?...É necessário adaptação constante no meio corporativo , buscando dar o melhor de si.
Nada é fácil. O importante é se perguntar sempre. Posso fazer mais pela empresa e por mim?