Confiança em 2015
"Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior." A frase atribuída à Roberto Simonsen, na minha humilde opinião, reflete bem o estado de espírito com o qual devemos receber 2015.
Afinal, está difícil ser otimista. Dez em cada dez analistas dizem que 2015 será um ano desafiador para o Brasil. Juros, câmbio e inflação em alta; PIB, lucros das empresas, bolsa de valores, superavit primário e conta corrente em baixa. Ajuste fiscal é certo (e tem que vir mesmo). Paira ainda no ar o risco dos "Cisnes Cinzas": crise política, perda do grau de investimento do País, crises de água e/ou energia, da operação Lava Jato não resultar em nada ou nos levar ao caos. A lista pode seguir, mas acho que já deixei claro o meu ponto.
Claro, há os que não se importam com nada disso - vide aumento dos salários em Brasília, recentemente.
Dentre os que se importam, estar otimista é um luxo para poucos. Ainda assim tem gente por aí otimista: veja o segmento de perfuração de poços artesianos, assim como o de caminhões pipa.
Mas, na falta de otimismo, acho que todos podemos (e devemos!) ter confiança de que saberemos lidar com o que virá. Confiança em nós mesmos e de que seremos capazes de encontrar uma boa solução para cada problema.
O Ibovespa deve ter um ano ruim? Talvez. Mas veja, ele é um índice, uma média. Dentro ou mesmo fora dos papéis que compõe este índice, estão papéis de empresas que terão um bom ano.
Crise cambial? Alta nos juros? Faça hedge. Reveja portfólio de investimentos. Renegocie contratos. Há muitos meios de mover-se da ponta perdedora para a ganhadora.
Projeção de vendas em queda? Reveja portfólio de produtos, preços, nichos, estratégia de abordar o mercado. Quem sabe novos mercados?
Clientes com redução de orçamento? Ajude-os a viabilizar soluções que lhes permitam fazer mais com menos!
Os desafios serão grandes para todos. Mas, como meus filhos aprenderam desde cedo, chorar não resolve nada. Aquele que tiver atitude e souber reagir melhor, sempre com ética, não só terá um bom ano de 2015 como também uma boa base para os anos seguintes.
Feliz 2015, com meus votos confiança e sucesso!
Cientista/Eng.Telecom/Professor
9 aSe a ciência não é exata, vamos para numerologia... rs...Somamos 2+0+1+5= 8 (número da sorte e do poder)
Quality & EHS Director / Lawyer at ES Consulting & Development
9 aPrezado Leonardo, texto positivo! Reclamar e lamentar não tira ninguém do lado ruim da vida. Óbvio que temos que ter a resignação, a capacidade de não aceitar aquilo que não é minimamente aceitável. Não podemos nos rebaixar ao nível da mediocridade pura e simples da lamentação. A combinação, como você descreveu, de otimismo e confiança somado ao "ir a luta de mais um dia", poderá significar vitórias até então, inimagináveis além de sucesso. Mas temos que sair da confortável posição de expectadores de nossos destinos e tomarmos para nós, a condição de atores principais do filme de nossa vida! Feliz 2015!