Os erros do futebol brasileiro- Os motivos do 7x1
O meu terceiro e último post que trata da comparação do futebol alemão com o futebol brasileiro mostra os erros de gestão cometidos pelo clubes brasileiros e CBF.
O primeiro post você pode ler aqui e o segundo aqui.
O mercado brasileiro de clubes também viu suas receitas crescerem desde 2003, mas bem diferente da Alemanha, o crescimento veio sem projetos reestruturantes e principalmente com muita irresponsabilidade.
Depois do grande salto de 2012, simplesmente as receitas estagnaram. Estamos há três anos no mesmo patamar.
Mesmo com as receitas sem crescimento, os clubes continuaram gastando e muito, trazendo um desequilíbrio total em seus números financeiros.
Os números financeiros de 2014 são os piores de toda a série histórica iniciada pelos meus estudos em 2003.
Já a CBF vive uma situação totalmente oposta. A entidade máxima do futebol brasileiro viu suas receitas e lucros crescerem muito desde que o Brasil foi escolhido como sede da Copa em 2014.
O mais assustador é perceber que grande parte do dinheiro arrecadado pela CBF vai para seu próprio custeio, em despesas administrativas e de pessoal.
Quanto mais a entidade faturou e lucrou menos investiu no futebol proporcionalmente, sua atividade fim.
O slide acima é a verdadeira e clara explicação dos motivos que levamos de 7x1 da seleção alemã, e convenhamos que foi pouco!
Isso refletiu em toda a cadeia produtiva do futebol brasileiro e nossa debilidade frente a outros mercados, muitos deles com muito menos tradição no futebol que o Brasil.
Todo esse atraso, estagnação dos clubes e visão completamente equivocada da CBF fez com que nosso futebol ficasse distante dos principais mercados.
As diferenças dos clubes alemães para o futebol brasileiro vai muito além do PIB e renda per capita. O abismo é reflexo da gestão dos alemães, e da falta dela nos clubes brasileiros e nosso mercado.
Temos saída? Sim, o único caminho é começar do zero, com uma nova visão da CBF e o papel de cada clube nesse processo de mudança.
Técnico mecânico na MACISA METAIS
9 ase o critério para escolha do técnico da seleção brasileira e de alguns jogadores não fosse político, não teia acontecido isso.
eletrotécnico
9 aSe eles ainda tivessem pelo menos se esforçando para buscar algo, mas ficam mais preocupados em se defender de acusações ou defender o companheiro de partido ,e o País está parado e ainda gastando com viagens dos acusados para prestarem depoimentos, ao invés de estarem votando projetos ou medidas de complementação de leis para auxiliar a Justiça, as coisas se invertem, a Justiça é que tem julgar seus atos, e uma grande parte da população sem emprego. Coloque-se no lugar das pessoas desempregadas e analise se é possível desejar para elas um Feliz Natal , enquanto muitos desfilam com carrões e esbanjam festas muitos não tem nem água para tomar. Pensem bem nas próximas eleições.
Controlador de Frotas na Abengoa
9 aconcordo com você Amir Somoggi
representante comercial
9 aA plutocracia continua a ¨dar as cartas ¨ neste protótipo de país. Vivemos claramente em uma plutocracia.
Dow Jones Merchant
9 aQuem vende ira receber muito menos porque ira tudo para impostos do Mercado mundial