Os especialistas sumiram! E agora?

Nestes tempos, vemos um crescimento de inúmeros pensadores, institutos e empresas tentando adivinhar o amanhã. Seja via a proliferação de lives, estudos, afirmações de "Novo Normal" será XYZ, o fato é que todos estão tentando adivinhar o futuro.

Estas abordagens, no entanto, desconsideram o fato de que esta é uma crise sem precedentes. Não há paradigmas, não é possível olhar ao passado em busca de soluções, não há especialistas. 

Portanto, como é possível pensar no futuro se mal entendemos o presente e o que esta crise nos causou?

“um mapa não é o território que representa, mas, se estiver correto, tem uma estrutura semelhante à do território, o que justifica sua utilização”
Alfred Korzybski, Science and Sanity


Se usarmos o pensamento do matemático e filósofo Polonês Alfred Korzybski, a conclusão é que NOSSO MAPA ESTÁ ERRADO. Ele não reflete a realidade e isso muda tudo!

O PENSAMENTO FRAGMENTADO / LINEAR

Edgar Morin é um dos grandes nomes quando se trata de pensamento complexo. Em seu livro "Introdução ao pensamento complexo" (Link da Amazon para Livro "Introdução ao Pensamento Complexo"), ele descreve como o pensamento linear comanda muitas das decisões e discussões da sociedade e os problemas associados.

Características do pensamento linear:

  1. Conhecimento fragmentado - as partes são separadas em especialidades, com baixa ou nenhuma conexão.
  2. Linear - o pensamento ocorre numa lógica linear. Primeiro acontece A, depois B.
  • Previsível - parte-se do pressuposto que é possível prever o futuro.

Ainda segundo Morin, esse tipo de pensamento apresenta alguns problemas:

  • Torna invisível as interações entre as partes e o todo.
  • Anula o complexo e oculta os problemas essenciais.
  • Perde contato com o particular, o singular e o concreto.
  • A lógica da separabilidade fez com que ciência perdesse a noção do todo.
No alt text provided for this image


Com a crise do Covid, mais do que nunca podemos ver que esse tipo de pensamento limita. Não é possível falar de saúde sem economia, sem desigualdade social, sem saúde mental, sem relacionamentos. ESTÁ TUDO INTERLIGADO!


O PENSAMENTO COMPLEXO

"Complexidade caracteriza o comportamento de um sistema ou modelo cujos componentes interagem de várias maneiras e seguem regras locais, o que significa que não há instruções razoáveis para definir as várias interações possíveis". - Edgar Morin

Se a complexidade é algo que não conseguimos entender e definir as várias interações, como descobrir o mapa que caracteriza o território?

O time do Território Appana, trabalha com o conceito de complexidade há anos. Karitas Ribas, fundadora do Appana, afirma que precisamos mudar nossa postura de

SOLUCIONADORES PARA GESTORES

Um gestor de problemas complexos sabe navegar no caos, lidar com o que emerge (sem lutar contra) e, sobretudo, sabe atuar frete a isso, como se fosse uma dança.

Portanto, algumas dicas para lidar com a complexidade alguns requisitos são fundamentais:

  1. Mude a lente de solucionar para gerenciar
  2. Lide com aquilo que emergir, sem julgamento
  3. Trabalhe com time Transdisciplinar - envolva diferentes tipos de pessoas, abordagens e formações. Quanto mais Diversidade, Melhor.

O CHAMADO

Como Otto Scharmer, co-fundador da Presencing Institute, diz: “Quanto mais o mundo afunda em caos, desespero, confusão, maior é a nossa responsabilidade de nos aproximarmos e co-criar o que queremos ver na próxima década."

Essa reflexão de Otto é um chamado. Um chamado para mudança. Para entendermos a complexidade do mundo atual e nos aproximarmos de uma rede para co-criar.

Como eu disse no começo do texto, NÃO HÁ ESPECIALISTAS. PRECISAMOS DEIXAR DE ESPERAR AS RESPOSTAS E COMEÇARMOS A CO-CRIAR AS RESPOSTAS.

Somente por meio da colaboração, da escuta ativa, da diversidade e das diferenças é que vamos conseguir criar uma solução para a sociedade e não para cada indivíduo.


VOCÊ SENTE ESSA CHAMADO?


O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA ASSUMIR A RESPONSABILIDADE E CO-CRIAR UM MUNDO MELHOR?

Se sentir o chamado, manda um alô e vamos co-criar!!

Eleonora Ricardo

Líder Ecossistema de Educação Corporativa - Hub70. Presidente da Associação Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa. Consultora UNIVERSSEDUC/SEEDUC. Doutora em Educação. Autora, Professora e Pesquisadora

4 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos