Os EUA apenas atingiram um importante marco para o armazenamento de energia - o que também é uma ótima notícia para a energia solar
Por Chris Mooney, 6 de março de 2018 - The Washington Post.
Os Estados Unidos agora adicionaram a capacidade de armazenar bilhões de watts de energia por uma hora e podem duplicar esse total em 2018 sozinho, diz uma nova e embriagadora previsão que destaca o rápido crescimento do negócio da bateria.
A descoberta , pela empresa de pesquisa GTM Research e pelo grupo de comércio industrial da Energy Storage Association, prevê um crescimento acentuado em uma indústria que quase não estava no radar há alguns anos atrás. Grande parte do crescimento subsequente foi dentro das residências, mas também na escala da rede elétrica, onde as baterias podem ajudar as empresas de energia a decidir quando implementar sua crescente loja de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis, como a energia solar.
Em geral, a implantação do armazenamento de energia é uma boa notícia para as energias renováveis e especialmente a energia solar, pois ajuda a esticar a disponibilidade dessa fonte de energia, o que de outra forma só seria acessível durante o horário de verão.
O novo relatório conclui que as instalações de armazenamento de energia - predominantemente dominadas por baterias de íons de lítio - cresceram 27% para 431 megawatts-hora em 2017. Mas o crescimento deverá ser mais que o dobro em 2018, até 1.233 megawatts-hora (ou 1,233 gigawatt-hora ), prevê o grupo.
Uma hora gigawatt neste contexto refere-se à capacidade de armazenar ou descarregar 1 bilhão de watts por um período de uma hora. Isso poderia ser realizado por instalações que armazenam energia por apenas uma hora, mas também por instalações que armazenam ou liberam meio mil milhões de watts, mas fazem isso por duas horas, ou um quarto de bilhão de watts por quatro horas - e assim por diante. As baterias variam em quanto tempo são capazes de descarregar ao mesmo tempo, e em quanto quantidade de energia são capazes de armazenar.
De qualquer forma, a figura de 1 gigawatt hora é "um marco importante para a indústria alcançar", disse Ravi Manghani, analista de armazenamento de energia da GTM Research e autor do novo relatório.
A visão de futuro da indústria pode ser um pouco cor-de-rosa, mas o armazenamento está definitivamente avançando, disse Eric Hittinger, um especialista em energia no Rochester Institute of Technology, da última projeção.
"Parece um pouco otimista para mim", disse Hinger. "No entanto, penso que eles, eu concordaria com eles qualitativamente que este é um setor que vai continuar crescendo, os mercados já estão e estão melhorando no tempo".
O entusiasmo é refletido por Tesla, um importante fabricante de baterias que anunciou um sistema de armazenamento em casa, o Powerwall, em 2015. A empresa disse em seu último anúncio de ganhos que, em 2018, "buscamos implantar pelo menos três vezes a capacidade de armazenamento que implantamos em 2017. "
Hinger observou que os preços do armazenamento ainda são bastante elevados, limitando os usos e a implantação.
"O Santo Graal é essencialmente para poder ter este armazenamento em grande escala de energia a granel que é apenas energia móvel, muitos megawatts por dias ou mesmo semanas", disse Hittinger. "Haveria dezenas ou centenas de gigawatths de mercado lá, mas só se alguém puder entregar por mais de US $ 100 por kilowatt-hora ou mais".
Ainda assim, Manghani disse que as pessoas estão adicionando armazenamento em suas casas para fornecer sistemas de backup em caso de falhas de energia e também usar energia dos painéis solares na parte da noite, quando o sol já não brilha.
A Califórnia esteve no centro desta atividade, graças ao Programa de Incentivo de Auto-geração , que oferece descontos para que os clientes instalem o armazenamento em suas casas (ou empresas). Outros estados também mergulharam, com Maryland recentemente lançando um incentivo fiscal para a instalação de sistemas de armazenamento de energia.
Essas políticas favoráveis, combinadas com medidas favoráveis no nível federal pela Comissão Federal de Regulamentação da Energia, são uma razão pela qual o armazenamento deverá crescer este ano.
Grandes empresas e instituições também estão implantando recursos de armazenamento. Como esses consumidores muitas vezes recebem taxas diferentes, dependendo de quando eles estão usando o poder, ter armazenamento permite que eles baixem seus custos, mudando o uso em torno do tempo, disse Manghani.
"O armazenamento de energia é usado como uma ferramenta para raspar seus períodos de consumo máximo", ele observou.
E então há o maior setor - utilitários. Eles também devem se concentrar quando as energias renováveis se usam.
"Muitos desses sistemas que estamos começando a ver estão online são utilitários que procuram não apenas energia renovável, mas energia renovável durante as horas de pico", disse Manghani. As horas em que as empresas de energia normalmente precisam ser capazes de fornecer a maior parte da eletricidade à noite, quando as pessoas chegam em casa do trabalho e começam a alternar todos os seus aparelhos - mas é quando o recurso de energia solar está desaparecendo ou mesmo desapareceu.
"Há vários desses [contratos] onde o desenvolvedor está implantando armazenamento para armazenar a geração solar durante o meio do dia e depois despachar esses recursos de armazenamento durante as horas da noite, quando o valor relativo desses elétrons ou aqueles quilowatts-horas é muito maior em as horas da noite ", disse Manghani.
Ainda assim, na escala de toda a rede elétrica dos EUA, uma hora gigawatt de armazenamento de energia é bastante pequena. Os Estados Unidos têm capacidade para gerar mais de 1.000 gigawatts de eletricidade simultânea de todos os seus vários tipos de usinas.
Uma tecnologia mais antiga e mais estabelecida, chamada de armazenamento hidrométrico bombeado, também existe e serviu a grade há algum tempo. Aqui, a água é bombeada subindo atrás de uma barragem e depois mantida lá - e liberada quando a energia é necessária. Os Estados Unidos têm mais de 20 gigawatts de capacidade de armazenamento de bombas.
As tarifas solares do presidente Trump podem diminuir o mercado de armazenamento de energia, a nova pesquisa descobre, uma vez que o armazenamento de energia é tão freqüentemente emparelhado com a energia solar e as tarifas já são esperadas para diminuir o ritmo da instalação solar aumentando os preços. Aumentar o custo dos painéis solares também aumenta naturalmente o custo dos sistemas de armazenamento solar emparelhados.
Ainda assim, o preço do armazenamento deve continuar a diminuir também para implementações que aumentarão ainda mais a longo prazo.
"É quase um processo de inicialização aqui, onde o setor de armazenamento está indo atrás dessas oportunidades de alto valor e de baixo tamanho do mercado por enquanto, e isso cria experiência e reduz o custo, para que eles possam competir por mercados um pouco maiores que exigem um produto de baixo custo ", disse Hittinger. "E o jogo é trabalhar esta curva de custos".