Os facilitadores
Quando você trabalha como advogado corporativo, começa a perceber que seu foco não é litigar, ou seja, realizar ações que visam obter uma solução jurídica específica, e, sim, distribuir conhecimento jurídico e organizacional para que as outras áreas possam desenvolver ações mais efetivas do que litígios.
Não que o Jurídico não realize ações com resultados diretos, realiza várias, mas é marcante a quantidade de pessoas que buscam este departamento como fonte de informação para resolver suas questões diárias e é notável a importância que isso tem dentro de uma organização multinacional (resultados indiretos).
Nesse ponto, estudando e trocando experiências, tenho que reconhecer e enaltecer os colegas do RH, pois quando agem como "consultores internos" – no conceito de Orlickas (2001), também exercem um papel estratégico, multidisciplinar e facilitador no sentido de viabilizar o desempenho de outras áreas e, consequentemente, da companhia como um todo. Isso é foco no resultado!
Executive Legal Manager, Compliance Officer and DPO
7 aÉ bem isso! Somos muito mais consultores e facilitadores. Conhecer o negócio e propor soluções juridicas para viabilizar os projetos com segurança, essa é a missão!
Supervisora de Gestão e Apaixonada por Impacto Social
7 aTotalmente seu perfil, contribuir, orientar e integrar. Vc é expert 😉