Os grandes ensinamentos do jogo War para empreendedores e líderes
O jogo, que vai além da diversão, traz grandes ensinamentos para líderes e empreendedores

Os grandes ensinamentos do jogo War para empreendedores e líderes

War é um jogo de tabuleiro brasileiro baseado em sua versão americana, chamada Risk. O War está entre os principais jogos de tabuleiros e estratégia vendidos no mundo e aqui no Brasil. Só no Brasil há mais de 2 milhões de jogos vendidos. O jogo vai muito além do prazer e da diversão, pois traz grandes ensinamentos para empreendedores e líderes no campo da estratégia, do ataque, defesa, alianças, foco, pessoas e conquistas.

Durante minha graduação na universidade, praticávamos normalmente três jogos: Truco, Xadrez e o War. O Truco e o Xadrez eram praticados com frequência entre um intervalo ou outro, pois eram partidas relativamente rápidas até mesmo no Xadrez, colocávamos tempo limite por partida. Em muitos fins de semana, após longo período de provas e projetos, nosso grupo de estudo resolvia virar algumas noites jogando o War. Depois de muitos anos já fora da universidade, quando olho para o meu dia a dia como empreendedor, posso colocar em práticas algumas lições simples, porém eficazes do jogo.

O War foi lançado na França em 1957 por Albert Lamorisse e depois relançado em 1959 com o nome de Risk: The Game of Global Domination nos EUA. Em 1972, o Risk chegou ao Brasil pelo paulistano Gerald Reiss com o nome de War, quando fundou a Grow com mais três sócios, todos alunos da Escola Politécnica de São Paulo. É um jogo praticado de 2 a 6 pessoas, em um mapa mundi dividido em continentes e países (territórios), onde cada jogador é responsável por um exército de cor diferente, com um objetivo distinto e não revelado aos demais. Os objetivos podem ser desde conquistar determinados continentes, ou territórios ou até mesmo de exterminar determinado exército (jogador).

Mas o que um jogo como o War pode ensinar para nós empreendedores e líderes? É claro que a grande maioria dos jogos de tabuleiro depende um pouco de sorte e com o War não é diferente, pois as batalhas no jogo são travadas com o lançamento de dados, onde quem consegue a melhor somatória ganha a batalha. Mas vamos deixar de lado o fator “sorte” do lançamento de dados e focar nas lições que o jogo traz conceitualmente. Posso garantir que nenhum jogador de War conseguirá atingir seu objetivo baseado exclusivamente na sorte. Vamos à vida real com os ensinamos do War.

Foco

Uma das principais lições que o War traz é que o jogador precisa ter foco em seu objetivo. Cada jogador tem um objetivo claro, que precisa ser buscado até o fim. O praticante não deve ficar preocupado com a estratégia dos demais jogadores, embora deva ficar atento se as demais estratégias poderão impactar a sua. Um habitual erro é de se esquecer do seu objetivo e focar em conquistar exércitos ou territórios aleatoriamente.

Se há algo que não podemos nunca perder de vista é o nosso foco e objetivo como líderes e empreendedores. Eles podem ser alterados ao longo do tempo, mas nunca podem ser difusos.

Saber a hora de atacar para crescer

Um dos erros fatais no War é crescer rapidamente e conquistar muitos territórios, porém deixando poucos soldados em cada território conquistado. Ter muitos territórios, porém com poucos soldados significa uma fragilidade enorme. Isto faz com que você seja facilmente atacado pelos demais jogadores e perca seus territórios conquistados em uma velocidade superior àquela que conquistou.

Este é um aprendizado importante para empreendedores na busca de novos mercados ou no lançamento de novos produtos e serviços. Dar um passo prematuro pode custar caro, inclusive fragilizando o que já havia sido conquistado.

Falta de crescimento pode ser um erro

Crescer muito rápido pode trazer severas implicações como explicitado no item anterior, mas também a ausência de crescimento no War pode fragilizá-lo ao longo do tempo. A cada rodada os jogadores podem receber mais exércitos trocando cartas conquistadas. Porém, para ganhar cartas é necessário conquistar territórios. A cada rodada quando o jogador conquista pelo menos 1 território, então tem direito a uma carta. Ao trocar as cartas, o jogador ganha uma quantidade – que varia ao longo do tempo do jogo - de soldados e os distribui em seus territórios.

A estagnação no mundo dos negócios pode garantir o sucesso por um período de tempo, mas não vai garantir a sustentabilidade ao longo do tempo. Importante que todo negócio tenha um mínimo de crescimento e inovação. Isto ajuda no incremento de investimento nas pessoas, na melhoria dos produtos e serviços e no marketing da empresa.

Alianças e parcerias

Durante as longas partidas de War, muitas vezes os jogadores estabelecem alianças, principalmente quando percebem que um determinado jogador está conquistando muitos territórios e continentes. As alianças são estabelecidas para evitar que um jogador não ataque o outro e se concentrem em atacar determinado continente ou jogador. As alianças, de praxe, causam revolta no War entre os jogadores quando se juntam vários exércitos contra você.

As parcerias e alianças são importantes para qualquer empresa, startup e fintech. Elas proporcionam o desenvolvimento de mercados em comum. As parcerias podem ser em diversas áreas da empresa como em vendas ou desenvolvimento de produtos. Estabeleça parcerias e alianças. Gerencie os relacionamentos de maneira a gerar ganho mútuo entre as partes. Uma parceria é realmente funcional quando todas as partes saem ganhando, inclusive o cliente. Todavia, tenha cuidado nas parcerias e alianças, pois determinada parceria pode fechar portas com outros parceiros e mesmo com algum nicho ou cliente específico.

Paciência e resiliência

O jogo War é um dos mais lentos e demorados do mundo. Já passamos 2h, 10h e até 12h jogando. Tenha paciência para fazer as jogadas corretas, esperar o tempo certo para fazer as devidas trocas de cartas e estar preparado para atacar no momento certo é fundamental.

Empreendedores e líderes enfrentam os mais diferentes desafios diários. Devem ter paciência para decidir e esperar o momento adequado. Devem ser resilientes nos conflitos e persistentes na crises e dificuldades. Tudo com equilíbrio e limites, sem procrastinar as decisões quando elas precisam ser tomadas ou projetos encerrados.

Pessoas

O deslocamento e remanejamento de soldados no War faz parte da estratégia. Nunca se pode deixar um território sem soldado. O mínimo permitido é um soldado por território, porém para atacar é exigido pelo menos 2 soldados no território, sendo que 1 fica na defesa e enquanto o outro ataca. Porém, se quer ter um ataque com sucesso, o melhor é ter um número de soldados relativamente superior ao número de soldados do território a ser atacado.

Após concluir os ataques, o jogador pode ainda remanejar os exércitos e deslocá-los entre os seus territórios. Uma vulnerabilidade no War é manter apenas 1 soldado no território, pois este será facilmente atacado e conquistado pelos opositores.

Os soldados são as pessoas da empresa. Os talentos humanos constroem e sustentam as organizações. Há uma frase de Tom Peters que diz “A fórmula secreta para os negócios é tratar os clientes como hóspedes e os empregados como pessoas”. O líder precisa saber motivar suas equipes, extrair de si seus sonhos e projetos. Ao mesmo tempo precisa dar a elas desafios adequados e colocá-las no lugar correto onde se sentem à vontade e determinadas a dar o seu melhor. Cuidado para não abandonar algum membro de sua equipe ou deixá-lo morrer sozinho.

Quer aprender um pouco mais de estratégia e ao mesmo tempo se divertir? Tire um tempo para jogar War com sua família ou amigos. Será um prazer receber feedbacks sobre sua experiência neste jogo.

Contato: @leoreis no MyPush app ou pelo e-mail leonardo.reis@cedrotech.com

Artigo publicado originalmente no meu blog do Portal InfoMoney.

Leandro Monteiro

Especialista em desenvolvimento e arquitetura de software | Construção de produtos proprietários

8 a

Gostei muito das lições tiradas do jogo, mostrando domínio no assunto de ambas as partes. Tenho boas lembras do War, excelente jogo e mostra todas essas situações que você colocou muito bem. Parabéns.

Osvaldo C. Oliveira Junior

Coordenador Comercial | Vendas B2B | Especialista Em Soluções Educacionais | Customer Success | Tecnologia Educacional

8 a

Excelente artigo, com uma reflexão sensacional sobre o mundo dos negócios! Parabéns.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Leonardo dos Reis Vilela

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos