Homem que chora demonstra fraqueza?

Homem que chora demonstra fraqueza?

Ou pelo menos deviam. Estou aprofundando meus conhecimentos em Inteligência Emocional, e tive a oportunidade de assistir uma campanha australiana. Talvez você já tenha visto falar no ano passado, eu vi apenas agora. Ao Encorajar homens a se abrirem e falarem sobre suas emoções, a Organização Man Up coloca em pauta o suicídio masculino. O tema é mais atual do que nunca!

" Se há uma coisa que eu aprendi, é que a coisa mais viril a fazer é erguer sua mão para cima e dizer: Tenho um problema!" GUS-( Man Up)

O tema é atual porque ainda ouvimos as expressões: homem não chora, homem tem que ser forte, nem parece que é homem, etc! Imagine o cenário atual com as as altas taxas de desemprego, a competitividade, quantos homens pais de famílias ou não, estão passando por dificuldades financeiras, medos e angústia e não expressam seus sentimentos?

As mensagens que ficam gravadas em nosso cérebro emocional, geradas lá na infância, se não forem trabalhadas da melhor forma possível afetam diretamente homens adolescentes, jovens e adultos ao longo da vida. Ao não saber lidarem com suas emoções, tendem a criar outras dificuldades em relacionamentos pessoais e profissionais. E isso é uma pena!

E no silêncio destes conflitos que ocorrem internamente, o suicídio pode ser a fuga escolhida. A nossa cultura, mesmo com as mudanças e quebra de alguns paradigmas, pode incentivar, mesmo que de forma inconsciente, ao homem esconder emoções. Poucos procuram trabalhar e conhecer as emoções. Isso pode parecer sinal de fraqueza.

Na maioria das vezes, o homem não quer ou deseja parecer "fraco". Quando começamos a dar espaço para a Inteligência Emocional em nossas vidas, o caminho fica bem mais fácil. Desenvolver essa habilidade é o começo para um mundo melhor para qualquer pessoa. Um passo de cada vez!

Eu acredito que a campanha cumpriu o seu papel, pelo menos traz reflexões pouco abordadas em nossa cultura. É preciso coragem pra mostrar suas dores. É preciso “ser macho” pra sentir.

Sejam homens ou mulheres, educadores, pais, gestores, vale parar um tempinho e refletir sobre o que essa campanha propõe. Vai que algum amigo, alguém que você ame precise de você. Nunca se sabe!

Marcus Cavalcanti

Piloto de Drone Profissional / Instrutor de Drones / Inspetor de Equipamentos | END (Líquido Penetrante • Partícula Magnética • Medição de Espessura)

7 a

Que artigo fantástico ツ Klever Schneider. Realmente é de tocar o coração, ou seja, a nossa inteligência emocional. Penso que quando alguém se permite chorar, se abrir e dizer o que sente tem muito a ganhar.

Mayara R.

Consultoria de imagem e estilo

7 a

Klever esse tema é muito importante, os homens tem dificuldade de pedir ajuda porque isso demonstra , segundo nossa cultura " uma fraqueza". Os dados mostram que suicídio por exemplo é muito maior entre homens, diante disso é bom incentivarmos as pessoas a falar mais sobre seus sentimentos e suas dificuldades.

ツ Klever Schneider

Gerente de Marketing e Operações | Consultor de Franquias | | Treinamento e Desenvolvimento | Especialista em Treinamento | Onbording

7 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos