Os indicadores no conselho de administração
A aula sobre resultados, performance, metas e indicadores econômico-financeiras ministrada pelo prof. Rodrigo Mariano iniciou com a frase “ o que não se mede não se gerencia”. Para mim essa frase representa a importância dos indicadores de performance.
Os indicadores e o conselho de administração são elementos essenciais na governança corporativa e na gestão de uma empresa.
Os indicadores são ferramentas métricas utilizadas para avaliar o desempenho de uma empresa em relação aos seus objetivos estratégicos: Indicadores Financeiro, tais como lucro líquido, margem de lucro, retorno sobre investimento (ROI), entre outros; Indicadores de Desempenho Operacional como eficiência na produção, taxa de retorno de clientes, tempo de ciclo de produtos; Indicadores de Satisfação do Cliente que medem a satisfação dos clientes e a qualidade do serviço ou produto oferecido; Indicadores de Mercado que avaliam a participação de mercado e a concorrência entre outros.
A interação entre os indicadores e o conselho de administração é crucial, pois os indicadores fornecem as informações e os dados necessários para que o conselho tome decisões estratégicas e monitore a eficácia das ações adotadas
O conselho de administração é formado por membros que representam os acionistas de uma empresa e são responsáveis pela supervisão e direção estratégica da organização. A função do conselho de administração está intimamente ligada à performance da empresa.
O conselho estabelece a visão, missão e objetivos estratégicos da empresa. Essas diretrizes orientam as atividades diárias e as decisões operacionais da gestão executiva, monitora a administração da empresa, avaliando o desempenho da equipe de gestão e garantindo que as ações estejam alinhadas com os objetivos estratégicos.
Recomendados pelo LinkedIn
O conselho é responsável por decisões fundamentais, como fusões e aquisições, mudanças estruturais e aprovações de orçamentos. Um conselho eficaz pode orientar a empresa em direção a oportunidades de crescimento e inovação, melhorando assim a performance. Essas decisões têm um grande impacto no desempenho a longo prazo. Assegurar que a empresa opere conforme as leis e regulamentos, e que mantenha altos padrões de comportamento ético, influencia na reputação da organização,
O conselho de administração utiliza indicadores de desempenho (KPIs) para avaliar a eficácia das estratégias e operações da empresa. Isso inclui revisões periódicas de resultados financeiros e operacionais. Identifica e avalia riscos que possam impactar a performance da empresa, implementando políticas e práticas para mitigá-los. Por meio do uso de indicadores de performance, o conselho pode identificar áreas de melhoria e garantir que a empresa permaneça competitiva no mercado
O conselho também atua como um elo entre os acionistas e a gestão, ajudando a comunicar a performance e a sustentabilidade da empresa.
Uma boa governança e um conselho forte são fatores decisivos para alcançar uma alta performance, pois garantem que a empresa não apenas alcance seus objetivos financeiros, mas também adote práticas responsável e sustentáveis.
#Board Academy#CES5#Resultados#Performance#Metas#Indicadores econômicos