A Regulação no Conselho
O programa de formação de Conselheiros na área de Saúde, trouxe um tema que faz parte da minha vida profissional: Regulação
A regulação se refere ao conjunto de leis, normas, diretrizes e práticas que buscam organizar e controlar as atividades de diferentes setores da sociedade, como economia, meio ambiente, saúde e educação.
No ambiente corporativo está relacionado às atividades das empresas. Essa regulação existe para garantir práticas justas, proteger os consumidores, promover a concorrência leal e minimizar os riscos que as atividades empresariais podem representar para a sociedade e o meio ambiente.
Na área da saúde a regulação é direcionada aos serviços de saúde e de interesse da saúde e tem como objetivos verificar e promover a adesão às normas e aos regulamentos técnicos vigentes, avaliar as condições de funcionamento e identificar os riscos e os danos à saúde dos pacientes, dos trabalhadores e ao meio ambiente.
A regulação sanitária é um aspecto fundamental das agências responsáveis pela vigilância sanitária em toda a América Latina, incluindo a ANVISA no Brasil. Ela envolve a criação e implementação de normas, diretrizes e políticas que garantem a segurança e a eficácia de produtos e serviços que afetam a saúde pública, como alimentos, medicamentos, cosméticos e produtos para a saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999. A Anvisa surgiu para substituir a antiga Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde.
Recomendados pelo LinkedIn
Na área de medicamentos, a evolução da regulamentação brasileira foi constante principalmente após a criação da Agencia e da introdução do medicamento genérico, que levou à implementação de novas legislações que contribuíram para o aprimoramento da fabricação e garantia de qualidade dos medicamentos no país.
Embora existam semelhanças nas funções e objetivos das agências de vigilância sanitária na América Latina, as regulações dos países são distintas.
A indústria farmacêutica é regulada por essa legislação sanitária, não só para autorizar a comercialização das diversas classes de produtos (Novos, biológicos, para doenças raras, similares, genéricos, clones), mas para mantê-los no mercado, de acordo com as regras de pós registro, renovação, controle de qualidade ,garantia de qualidade, farmacovigilância, mas também para monitorar a operação através da licença de funcionamento, autorização de funcionamento, autorização especial, boas práticas de fabricação de distribuição de importação, Enfim, são inúmeras as atividades reguladas pelas agências.
Assim é muito importante ter experts em regulação fazendo parte dos conselhos com entendimento das legislações nacionais e internacionais relacionadas à saúde, de forma a garantir que as operações estejam em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, o que é essencial para a integridade e a sustentabilidade dos negócios, contribuindo para a transparência e a confiança do mercado.
#Conselho de Administração# Board Academy#CES5#Regução#Agencias Sanitárias
Fisioterapia de Qualidade - Serviços de Ginástica Laboral & Atendimento Domiciliar
2 m👏👏👏👏👏