OS MEUS 10 ERROS “PREDILETOS” COMO LÍDER
Leon kaiser

OS MEUS 10 ERROS “PREDILETOS” COMO LÍDER

(Voce os conhece também?)

1. Eu e meu EGO (“Superioridade” = desconexão = todos perdem)

Refletindo um pouco sobre a minha trajetória dentro de uma organização multinacional, consigo ver hoje quantas coisas erradas eu fiz durante os 25 anos que estive na posição de líder; quantas crenças distorcidas e tóxicas tive na cabeça; quantas vezes o meu EGO me dominava e me fazia tomar atitudes que hoje sinto até vergonha.

Gostaria de compartilhar algumas reflexões com vocês. 

Vamos lá…

O nosso EGO procura superioridade. “Ele” quer ser melhor que os outros e quer ser admirado por isso. 

O símbolo de “superioridade” no mundo corporativo é uma posição de liderança. Quanto mais alto, melhor e mais poderoso. O que faz isso com as pessoas e fez comigo também?

O líder começa acreditar que por ser líder ele é superior aos outros, mais inteligente, melhor… ele fala muito, corta os outros, não sabe ouvir. Escuta-se muito falar as expressões: “ meu pessoal”, “meu funcionário”… “aqui eu mando”…, “eu defino como fazemos as coisas”… e, por ai vai. 

Para fortalecer essa “superioridade” o líder foca nos símbolos de status: secretária , escritório/sala individual, carro maior, hotéis superiores nas viagens, vaga exclusiva no estacionamento…E como ele está inseguro (Será que sou um bom líder? Será que meus superiores me vêem como bom líder? Etc…) acaba fazendo de tudo para defender e fortalecer essa posição, pois a mesma sustenta o EGO. 

Muitas vezes, essa função/status na empresa faz o líder se sentir superior até fora do trabalho. Ele começa a se comportar como “Vice Presidente“ também no restaurante e supermercado. Obviamente, isso deixa ele desconectado dos outros dentro e fora da empresa.

Vamos refletir sobre isso um pouco:

- A INTELIGÊNCIA COLETIVA é maior que a INTELIGÊNCIA INDIVIDUAL. SEMPRE! Sem discussão ! 

Quando 7-8 pessoas habilitadas com o mesmo propósito (sem “segunda agenda”) co-criam com autonomia e métodos adequados uma solução (ex. Design Thinking) , esta solução em conjunto será sempre melhor do que qualquer solução individual. 

Quando um lider é muito centralizador, ele quer se mostrar como “o cara” para a organização, “vendendo” o trabalho dos outros como seu. E, a empresa, perde com isso. Esse tipo de líder (não me excluo deste exemplo no início da minha experiência como tal) causa um prejuízo para a empresa por não usar o potencial da organização.

- Uma empresa não contrata ninguém para viver o seu status/ EGO dentro dela, mas para suportar as pessoas que trabalham com ele para a empresa seja bem sucedida realizando seu propósito. Há uma frase do Simon Sinek “- Líderes cuidam das pessoas …e as pessoas cuidam dos resultados do negócio”. Esta é a função do líder! Eventualmente, acrescentaria que ele tem que cuidar, junto com as pessoas que trabalham com ele da estratégia da empresa. E só.

- Existem responsabilidades diferentes numa empresa. Mas, isso não deixa ninguém acima de ninguém , como ser humano. Usar seu poder como líder contra pessoas aparentemente mais “fracas” na hierarquia de uma organização é sinal de fraqueza e do EGO (doente).

Eu tive que trabalhar bastante o tema de auto-conhecimento, auto-observação, seriedade e honestidade para conseguir me conectar comigo. Tentei me ver por fora , ficar honesto comigo… foi um processo doloroso, mas não tinha como fugir de mim. Quando você tenta evitar de “tocar” nestes pontos , mais vai sofrer e pior ainda: fará a sua organizacao sofrer. 

Fiz um curso em mindfulness com a Ana Marchi , a qual me ajudou a me conectar comigo. Temos a facilidade de ver o EGO se manifestando em outras pessoas. Quando comecei a me observar como me comunicava, atuava e como eu me sentia nesses momentos , percebia o meu EGO aparecendo. 

Um dos exemplos que mostra que o EGO está lá, é quando começamos a nos “gabar”…A vontade de mostrar que você tem razão, é sinal que o EGO está se manifestando (mas, falarei mais desse assunto na semana que vem, em meu próximo post: “2. Eu e meu EGO (Eu, dono de razão)”.

Quando você se comunicar, lembre-se sempre que: as pessoas percebem uma intenção de manipulação bem como você percebe isso em outras pessoas. Pessoas percebem genuinidade e percebem FAKE.

Autenticidade, Genuinidade, Honestidade!

Meus Deus, quantas vezes o meu EGO me dominou, quanto esforço é necessário para perceber e corrigir isso. É um desafio constante, para sempre…

Vocês reconhecem isso em si ou já observaram em lideres? Me contem o que pensam sobre isso!

Um abraço, Leon Kaiser

Nós da Flowin3 ajudamos lideres a engajarem a equipe e comemorarem excelentes resultados juntos.

Kelly P.

Gerente de Marketing & Vendas

10 m

É um exercício diário! Criar conexões genuínas é a chave pra quase tudo dentro de uma organização…

Ótima reflexão. Obrigado.

Ana Marchi

Mindfulness | Produtividade Sustentável | Redução do Stress | Inteligência Emocional | Saúde Mental | para C-Level, Empreendedores e Líderes

2 a

Que bacana, Leon Kaiser , compartilhar sua experiência. Todas as vezes em que estive com você e seus liderados, percebi que você mantinha com todos um tratamento absolutamente horizontal, sem nenhuma interferência negativa do ego. Parabéns pela sua atuação como líder. E muito obrigada pela menção ao meu trabalho. Grande abraço.

Bruno Massarão

Gerenciamento de Marketing | Key Account Management | UX | Gestão de Vendas

2 a

Excelente texto e reflexão, Leon Kaiser ! Uma das várias coisas que aprendi com você foi a nunca parar de evoluir, além do poder do autoconhecimento. Esperando pelos próximos textos! Grande abraço.

Isabella Leão

Senior Brand Manager l Mother

2 a

Sensacional!! Já estou ansiosa para ler o ponto 2

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Leon Kaiser

  • MEUS 10 ERROS “PREDILETOS” COMO LÍDER

    MEUS 10 ERROS “PREDILETOS” COMO LÍDER

    MEUS 10 ERROS “PREDILETOS” COMO LÍDER (Você os conhece também?) 8. Quem aceita mediocridade é medíocre É possível…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos