Os novos tempos da informação
Que o mundo está mudando rapidamente todos nós já sabemos. O grande desafio é como lidar com tantas variáveis para nos mantermos produtivos, relevantes e contemporâneos.
Dentre as novas características que diariamente convivemos, administrar as informações que recebemos é um ponto chave para qualquer atividade humana, dada a volatilidade do conhecimento. Eis aqui alguns pontos que merecem nossa especial atenção:
Excesso de informações – recebemos uma sobrecarga desnecessária (e as vezes falsa) de informações todos os dias, e passamos a ter a necessidade de filtrar o que interessa. A acessibilidade que conquistamos é fantástica, democrática, mas não implica que precisamos de tudo. Precisamos fazer escolhas, e ter sob controle o que recebemos de dados todos os dias.
Imediatismo da informação – praticamente tudo hoje é em tempo real. Seu celular certamente pisca notificações te informando imediatamente algo que seja relevante, seja pelo whatsapp ou apps de notícias. Por mais que a tecnologia tenha aumentando exponencialmente a velocidade de processar informações, nosso cérebro não tem esta mesma elasticidade.
Escassez de tempo – sucesso agora é extrair o que queremos do interlocutor o mais rápido possível. A conquista do tempo passou a ser de fora para dentro, ou seja, é a sua audiência que lhe concede e delimita o tempo. Neste sentido, a objetividade e poder de concisão são competências chave no mudo corporativo.
Déficit de atenção – as pessoas se tornaram multi-tasks, não se contentam em fazer uma coisa de cada vez, em especial depois que o acesso a rede social foi parar na palma de nossas mãos. Atenção se tornou um dos recursos mais escassos da atualidade, competimos o tempo todo entre o físico e o virtual – e o home office exacerbou isto. Despertar a atenção das pessoas, sendo assertivo nos pontos essenciais de um tema, é outro elemento fundamental em nosso mundo digital.
Impaciência – as pessoas não estão mais dispostas a assistir 3 horas de apresentação baseada em 100 slides de PowerPoint. O frenesi do mundo nos tornou quase involuntariamente impacientes com divagações longas. Ao reconhecer este fenômeno você terá mais chances de sucesso na venda de uma ideia, produto ou serviço.
Excesso de decisões – não importa em que nível da hierarquia você esteja, tomamos muitas decisões todos os dias, seja na compra do supermercado ou escolhendo um filme no Netflix. E tudo isto em muito pouco tempo, o que pode comprometer a qualidade da escolha. Nosso software mental continua o mesmo, não aumentamos nossa velocidade de processamento cerebral. É fundamental buscar o equilíbrio entre tempo x resolução.
Este conjunto de fatores provocam uma necessidade constante no ajuste de nossa maneira de receber, processar e discernir sobre tantas informações, e terá uma vantagem competitiva os profissionais que fizerem esta leitura de ambiente e se adaptarem adequadamente.